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A teoria da cauda longa

 

Hugo Sousa

Esta teoria (ou ideia) ficou muito conhecida como uma maneira de descrever uma estratégia de vendas e foi popularizada por Chris Anderson em um artigo na revista “Wired” em outubro de 2004 (ver Wikipédia).

Teoria da cauda longa

Resumindo pode-se explicar da seguinte forma: existem poucas coisas que se vendem muito (na zona verde do gráfico) e existem muitas coisas que se vendem pouco (na zona amarela), estas últimas não interessam a grandes empresas pois representam um grande espera e pouco retorno, mas a pequenas empresas, ou indivíduos, podem chegar para fazer um negócio, muitas vezes de uma forma melhor pois o fazem apaixonadamente. A grande mudança com a Internet foi que a dispersão deixou de ser um impedimento. Assim posso vender modelos de automóveis para interessados na Rússia ou na Avenida da República, chávenas de coleção para o Peru ou para o Algarve apenas consultando o meu computador. Aqui a chave muitas vezes é encontrar a Ideia.

Do hobbie ao pequeno negócio

São vários os exemplos de pessoas que se dedicam a um hobbie e através de alguma divulgação pela Web conseguem transformar esse interesse numa ocupação profissional ou semiprofissional. Há muitos exemplos de pessoas que começam por divulgar os seus trabalhos num blog e redes sociais, apresentam-se a amigos ou em pequenas feiras locais e criam a sua rede de contactos para serviços desde a confeção de bolos, vários tipos de artesanato ou serviços especializados. (ver o artigo “Internet transforma passatempos em pequenos negócios” in Porto24.pt)

Um exemplo já relativamente famoso nestas andanças é A tarte , que partiu de uma receita de tarte de amêndoa que foi aperfeiçoada a um ponto que agradava muitos amigos do seu criador, depois fez alguma divulgação e neste momento distribui por alguns locais na área de Lisboa e aceita encomendas principalmente através da página do Facebook. Pode ver a história em vídeo no episódio do programa “The Next BigIdea” da SIC notícias.

Este é um bom exemplo da Teoria da Cauda Longa e que muitas vezes pode ser o sucesso de um negócio virado para a Internet: encontrar uma ideia “super especializada”, conseguir aperfeiçoar um produto e comunicar de uma forma eficiente. Se o serviço ou o produto for suficientemente original e tiver qualidade para que seja recomendado a amigos pode muitas vezes ser viável como atividade profissional para uma pessoa.

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