Menu Fechar

Praça de Nove de Abril (Arca de Água)

Esta rubrica dá a conhecer a toponímia portuense, através de interessantes artigos publicados em “O Primeiro de Janeiro”, na década de setenta do século passado. Assina…

Cunha e Freitas (*)

“Na tão conhecida e tantas vezes citada carta do couto que a rainha D, Teresa outorgou ao bispo D. Hugo (1120), depois seu filho D. Afonso I ampliou (1138), nos limites daquela mencionam-se duas “arcas”, uma a “arca velha”, junto da torre, e outra simplesmente “arca”. Estas arcas têm sido identificadas com a Arca de Água, nome que por séculos o local teve antes de ser crismado em Praça de Nove de Abril.

Arca de Água -Pesquisa Google
Arca de Água -Pesquisa Google

A palavra “arca”, nos documentos medievais, perece-nos que se deve tomar sentido de sepultura, anta ou dólmen. O topónimo Arca de Água tem outra origem: provém do grande manancial das águas de Paranhos que durante largos anos alimentou a cidade do Porto.

Não se sabe desde quando foi explorado, apenas que no século XVI havia ali três fontes, donde a denominação que tinha de “Arca das Três Pontes”, segundo nos elucida o investigador portuense Sousa Reis.

O Senado da Câmara pediu a D. Sebastião licença e ajuda para aproveitar esse manancial, o que só se efectivou reinando Filipe I, em 1597. Fez-se pouco depois a obra que no Dicionário Geográfico do Pe Luís Cardoso se descreve “uma fonte que se acha e conserva fechada por chave, com sua casa de abóbada, azulejo e cal, de cuja fonte vai a água, que é muita, por um aqueduto aos chafarizes da cidade do Porto…” Já ao local se chamava Arca de Água em 1669, como refere uma Memória do padre Baltasar Guedes, dessa data.

Festa na Arca de Água - Foto: António Amen
Festa na Arca de Água – Foto: António Amen

O leitor curioso encontra muitos outros elementos para a história deste manancial na monografia, tantas vezes referida, de Horácio Marçal – S. Veríssimo de Paranhos, com citação da respectiva bibliografia. A Arca de Água situava-se num casal rústico chamado de Couto, de que falaremos noutra ocasião.

Hoje denomina-se Praça de Nove de Abril, em lembrança da batalha de La Lys, travada nos campos das Flandres nesse dia e mês do ano de 1916 e onde os nossos soldados se cobriram de glória (….)”.

 

(*) Artigo publicado em “O Primeiro de Janeiro”, na rubrica “Toponímia Portuense”, em 22-02-1972.

 

Na próxima edição de “RUAS” DO PORTO destaque para aPRAÇA DOS POVEIROS”.

Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.