Menu Fechar

“INSTANTES” – Festival de Fotografia em Avintes: A Cultura local num mundo global!

Entre os dias 03 de Outubro e 01 de Novembro de 2014, Avintes transformar-se-á no grande palco do iNstantesFestival de Fotografia de Avintes. O seu mentor, Pereira Lopes, lançou a ideia em Novembro de 2012 a um conjunto de amigos, também fotógrafos, entre eles Luís Reina e Luís Raposo, que prontamente se envolveram na sua concretização e rapidamente “contagiaram” positivamente um conjunto de outros artistas e atores interessados.

Pereira Lopes à conversa com o "Etc e Tal Jornal"
Pereira Lopes à conversa com o “Etc e Tal Jornal”

O principal objetivo foi promover a reflexão sobre as várias realidades sociais e culturais, partindo do local para o global, numa simbiose perfeita entre o plano nacional e internacional, através da arte, particularmente da fotografia, em locais da freguesia de Avintes onde tradicionalmente não existe espaço para a arte, sítios improváveis à partida, tais como associações culturais, parque biológico, padarias, oficinas de estofador, cafés, restaurantes, bombeiros, centro paroquial, junta de freguesia, etc.

Avintes é culturalmente conhecida pela sua Broa e pelo Teatro. Este festival permitirá divulgar o que de melhor se faz na freguesia mas cumprirá também a função de revelar outras formas de expressão artística que merecem igualmente ser divulgadas. Trata-se, portanto, de promover a democratização cultural, levando a arte, predominantemente a fotográfica, mas não só, a diferentes espaços e assim a diferentes públicos.

Como nos diz Pereira Lopes “ Os museus, pela sua própria natureza, acabam por ser mais elitistas, mais formais, e as pessoas menos habituadas a frequentá-los acabam por ter mais receio de entrar”. Aqui será o contrário, trata-se de descentralizar, a arte irá ao encontro das pessoas, onde naturalmente elas estão, no seu quotidiano.

instantes 02 - 01set14

Trazer novos públicos a Avintes, é também o grande objetivo, promover o contacto com a arte aos habitantes da vila e a todos os que queiram visitar e participar nas muitas iniciativas que o festival vai oferecer. O programa é muito vasto e a sua dimensão internacional permitirá o contacto com outras realidades, novas formas de ver o mundo, através dos extraordinários trabalhos dos fotógrafos convidados.

Pereira Lopes diz-nos o que o motivou a convidar fotógrafos além-fronteiras: “ fomos à procura de imagens que nos cativassem e que trouxessem novas realidades, porque a fotografia também é uma forma de viajar, mesmo que não seja uma fotografia de viagem permitem-nos viajar (…) adorei por exemplo as fotografias da Ana Robles, com os índios do guarani, o avanço dos colonos e o recuo dos indígenas, fomos a procura de alguma realidade do brasil menos urbana. A Ana Mokarzel mandou-nos trabalhos sobre uma comunidade piscatória, o José lopez enviou-nos trabalhos sobre a rapa das bestas, que é uma tradição muito antiga na zona da Galiza, a Ailyn Rodrigues, uma cubana, que entretanto foi para os Estados Unidos, ela estava ligada mais ao cinema e enviou-nos fotografias muito do dia a dia, muito terra a terra, do local onde ela vivia, e procuramos diversificar os países precisamente nessa filosofia de mostrar também  um pouco  do mundo aqui em Avintes”.

instantes 03 - 01set14

As exposições vão decorrer, ao mesmo tempo, em 15 espaços públicos da Vila de Avintes, de norte a sul da freguesia de forma a que todos possam tomar contacto com, pelo menos, uma das 18 exposições, nas quais participam 17 fotógrafos. Estarão seis países representados neste grande festival de fotografia: Portugal, Cuba, Brasil, Argentina; Bangladesh e Espanha, cujos artistas serão: Ailyn Rodrigues (Cuba); Ana Mokarzel (Brasil); Ana Robles (Argentina); Daniel Lopes (Portugal); Gabriel Magri (Argentina); Fernando Liberdade (Portugal); Fidalgo Pedrosa (Portugal); Gaspar de Jesus (Portugal); João Fitas (Portugal); José Lopez Pérez (Espanha); Luís Raposo (Portugal); Luís Reina (Portugal); Luísa Dorr (Brasil); Pereira Lopes (Portugal); Vitor Tripologos (Portugal); Victor Leorne (Portugal) e Taslima Akhter (Bangladesh).

Só pelas exposições fotográficas o festival já seria grandioso, mas outras artes estarão representadas em diversas atividades onde a participação e o envolvimento dos visitantes será um fator chave. De fato, a diversidade e a inovação são já características deste grande evento. Além da fotografia teremos escultura, literatura – através da apresentação de livros; tertúlias sobre as obras expostas e conversas com os artistas; feira das artes; poesia, música, noite de estrelas (com o astrónomo Diogo Sant´Ana); Biodanza e muitas outras surpresas.

Porque se trata de um evento de todos e para todos, a organização pretendeu também incentivar os visitantes a envolverem-se de forma mais ativa, fotografando, eles próprios, os diferentes espaços e eventos do festival, motivando-os a visitarem e a participarem o mais possível nas atividades, durante o período de tempo do festival. Para tal convidam todos os interessados a aderirem ao Concurso de Fotografia, cujo premio será uma camara fotográfica.

instantes 04 - 01set14

instantes 05 - 01set14

De louvar uma iniciativa cultural desta dimensão, organizada de forma cooperativa, numa logica de união de esforços e de recursos locais. Toda a logística deste grande festival internacional foi suportada sem qualquer participação financeira. Os artistas, incluindo os internacionais, aceitaram vir a Avintes com os seus trabalhos, sem qualquer contrapartida financeira.

De facto, como nos diz Pereira Lopes, “é possível fazer coisas interessantes sem muito dinheiro, neste espírito de cooperação entre todos. Um evento destes só acontece com o envolvimento de todos os atores interessados, individuais e coletivos, públicos e privados”.

Perante esta breve apresentação, esperamos que os nossos leitores tenham ficado com vontade de visitar o “iNstantes – Festival de Fotografia de Avintes”. Estão todos convidados a participar na sessão de abertura que se realizará no dia 03 de Outubro de 2014, pelas 20h30 no Plebeus Avintenses, em Avintes, com os convidados especiais: Ana Homem de Albergaria- Poetisa e Eduardo Ribeiro – Pianista. Teremos ainda oportunidade de ver as Estrelas e o Universo com a orientação de Diogo Sant´Ána – Astrónomo e professor de Artes Marciais.

Muitos motivos para visitar Avintes e participar num evento que dignifica a cultura local, num mundo globalizado e de desiguais oportunidades de acesso à cultura e às artes. Visitem o site http://www.instantes-ffa.com/pt/programa-2014 para conhecer melhor este grande projeto e toda a programação do festival.

O convite está feito! Não deixem de viver e de partilhar “iNstantes” únicos!

 

Texto: Cláudia Albergaria

Fotos: Luís Reina

 

01set14

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.