Menu Fechar

Ano Novo… Vida Velha

Maria de Lourdes dos Anjos

Ano Novo, Vida Velha?! Era o que faltava, mudar o ano e não fazer nadinha para mudar de vida. Nem ao menos fazer um peditório para as alminhas…pois saibam que  não me esqueci  nem dos meus direitos  nem dos tortos dos outros e por isso mandei um e-mail ao pai natal.  Admiram-se? Claro que foi um e-mail; julgam que lá por ser  velho, barrigudo  e ter  barba por desfazer há quase meio século não é capaz de dominar estas tecnologias?

Era impossível o nosso homem continuar sujeito a greves dos CTT, cancelamentos de voos da TAP, engarrafamentos de trânsito e outras chatices que tais. Vai daí, para estar livre de tantos contratempos, inscreveu-se num curso de informática daqueles das universidades dos jovens “Jotinhas” que querem ser políticos e pronto… passou de pai natal a engenheiro vitalício, parou  as renas num curral de estacionamento, comprou em suaves prestações, um Audi topo de gamanço, com muitos farolins, vidros escuros e computador de bordo. Assim com estas modernices, ele recebe a correspondência e responde  imediatamente. Os presentes é que não chegam tão rapidamente porque os camiões pagam muita guita de portagens e portanto primeiro carregam o máximo de mercadoria e só depois se fazem à estrada.

Sanatorio de Monte Alto

Pronto, dizia eu que pedi ao velhote, por e-mail uma verba razoável para fazer obras no Sanatório de Monte Alto, ali na serra de Santa Justa, em Valongo. Pedido com caráter de urgência é evidente porque  a ser verdade que aquilo está agora habitado por uma família de fantasmas, penso que seria boa ideia fazer-lhes companhia, promover por lá umas sessões de poesia, pedir ao senhor presidente da Junta de S. Pedro da Cova para levar até lá uns concertos da sua banda e quem sabe até convidar alguns portugueses ilustres a participar nestes eventos.

Como agora os resíduos  tóxicos já foram até outras paragens podemos respirar à vontade e beber muita água fresquinha do rio Ferreira. Lembrei-me disto porque se uns podem viver à custa do pagode no palácio do rei D. Carlos, como o senhor Sampaio, outros nas Fundações ou Fundições nem sei bem como se diz, como o senhor Soares e outros escolhem um mosteiro no centro de Lisboa  para estarem na paz de senhor com a sua sagrada família, como o senhor Silva eu também sou de carne e osso ainda que viva mais modestamente. Vai daí acho que  aproveitava o sanatório, educava os atuais inquilinos e até podia também acolher algumas criancinhas chinesas cujos pais tem negócios por estas bandas e não podem pagar infantários.

Pai Natal maluco

O raio do pai natal até hoje, nem resposta nem recado. Que falta de “inducação”… francamente .Nem que fosse para me mandar abaixo de Braga, mas dizia alguma coisa. carago! Se calhar o fulano tinha o dinheirinho no BES/ Mau e por isso eu fiquei a ver navios. Depois, quando soube que o Aníbal ia começar as obritas com urgência, fiquei possuída. Ai para esse há verba  , pode viver acima das suas possibilidades e eu…que me lixe. Para mim nem uma cagalhota das renas que ficaram a pastar lá pró norte da Europa.

Assim não há condições para ser boa pessoa. Vou fazer explodir uma bomba relógio (mas roubo o relógio) no carrito do velhote, vou falar com a Santa Rita, advogada das coisas impossíveis, vou reunir com a Intersindical, vou fazer uma exposição ao Senhor dos Passos, vou reclamar junto da senhora Prada ou Pard,a ou lá como é, e depois, então, telefono à “Merka” para lhe dar conhecimento destas injustiças sociais praticadas em Portugal contra uma cidadã trabalhadora e com os impostos em dia.

Tribunal Constitucional

Não posso pactuar com semelhantes atitudes. Tenho a certeza que isto vai passar pelo senhor juiz Alexandre, pelos magistrados do Constitucional e, nesta matéria, eles vão ser justos com a Santa Justa e eu vou reabilitar aqueles fantasmas ignorantes que só gostam de ver a Casa dos Segredos e os Jogos de Casino da TVI e da SIC. Que falta de bom senso.

Ano Novo, Vida Velha?! …Era o que faltava…A velha  cachopa exige Vida Nova no Novo Ano que agora começa. Quero respostas do pai natal em tempo considerado oportuno, quero ser uma pessoa reformada mas tratada com a dignidade que merece, por isso, em janeiro, vamos todos “prá manif” para gritar bem alto:

Reconstrução imediata do Sanatório de Monte Alto! Abaixo à desigualdade de Habitações oferecidas pelo Estado aos seus “Cidadões” (tem de ser assim para rimar). Vão ver como eles em Lisboa se acagaçam e vamos todos viver melhor… até nos vão mandar as cagalhotas das renas via fax!

Feliz 2015 para todos os portugueses principalmente para os habitantes de Évora que agora é uma cidade muito bem frequentada…é só gente bem a passar férias no Alentejo! Para o pessoal todo e para os nossos leitores, vejam que fixe está este jornal tripeiro com vida nova em novo ano! 

 

Fotos: Pesquisa Google

 

01jan15

 

Partilhe:

3 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.