Menu Fechar

Manuela Matos Monteiro: “É de reconhecer o trabalho que o atual executivo da Câmara tem desenvolvido em prol da Cultura!”

Manuela Matos Monteiro, cofundadora (2013), com João Lafuente, do Espaço Mira e Mira Fórum, à Rua de Mira Flor, na portuense freguesia de Campanhã, bem perto da estação de caminho-de-ferro, é uma mulher ativa e apaixonada pelas artes, com destaque para a fotografia.

Natural da freguesia de Paranhos (Porto), a nossa convidada é formada em Filosofia e Psicologia sendo coautora de livros de Psicossociologia, Psicologia e de Pedagogia, Metodologia de Projeto, com a chancela da “Porto Editora”.

Manuela Matos Monteiro dedica-se à fotografia há vários anos, tendo participado em exposições coletivas e individuais, tendo sido os seus trabalhos reconhecidos com prémios em diversos concursos, sendo de destacar o primeiro prémio no concurso internacional “La Femme et la Vigne”.

manuela monteiro - 01

manuela monteiro - 02

manuela monteiro - 03

Com trabalhos publicados em livros e revistas – de salientar um em coautoria com João Lafuente sobre o Douro: fotografia oficial dos 250 anos da Região Demarcada – Manuela Matos Monteiro expôs já na Assembleia da República (com obras de Siza Vieira, José Rodrigues e Gracinda Candeias) e no Parlamento Europeu, assim como em Paris, Bordéus, Maputo, Beira (Moçambique) e em várias zonas do Douro e no Porto.

manuela monteiro - 04

manuela monteiro - 05

Simpática e admiradora do trabalho que o atual executivo da Câmara Municipal do Porto está a relizar em prol da cultura na cidade, a nossa convidada, desenvolve, desde 2011, experiências com um iphone explorando as potencialidades do dispositivo, que capta e edita fotografias, tendo já trabalhos selecionados e expostos em Los Angeles, Kansas City, Miami, Tóquio e Berlim.Em outubro de 2013, com João Lafuente, fundou as Galerias Espaço Mira e Mira Fórum.

espaco mira

O Espaço Mira, que ocupa o n.º 159 da Rua Miraflor, é “uma galeria fundamentalmente ligada à fotografia e à sua relação com outras artes e saberes. É com a direção artística de José Maia, que se está a desenvolver um programa de exposições.

Conferências, ciclos de cinema e de performances e mostra de livros de artistas,” ajudam a uma reflexão crítica sobre o lugar e o papel da fotografia inscrita na cidade e no mundo de hoje”.

Até ao momento (e tenha em atenção os números que se seguem) foram apresentados 99 artistas; 23 exposições; 16 sessões de cinema e conversas; 34 performances e seis residências artísticas.

mira forum

Já o “Mira Fórum”, sediado no 155 da Rua de Miraflor, é um lugar interdisciplinar que combina uma vertente social com uma vertente comercial. Pela grande diversidade de oferta, o Mira Fórum tem vindo a assumir o corpo de um centro cultural na zona oriental da cidade do Porto.

Exposições individuais e coletivas, apresentações e lançamento de livros, conferências, debates e tertúlias, percursos e serões fotográficos, concertos, peças de teatro ou espetáculos de dança, são algumas das atividades que habitam na galeria. Até ao momento foram apresentadas 23 exposições; 13 concertos; 13 lançamentos de livros; 08 workshops e 05 residências artísticas.

E, agora, nada melhor que ver e ouvir a entrevista da nossa convidada: Manuel Matos Monteiro.

 

 

Texto e entrevista: José Gonçalves

Fotos e vídeo-gravação: Pedro N. Silva

01set15

 

 

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.