Menu Fechar

Antigo MATADOURO do Porto vai ser REQUALIFICADO já em 2017! Zona Oriental da cidade começa a dar sinais de vida…

Cerca de 700 pessoas, entre vereadores, portuenses ou meros curiosos, assistiram à sessão de apresentação do projeto de requalificação do Antigo Matadouro Industrial do Porto, situado na freguesia de Campanhã, perto do Estádio do Dragão, ou seja, junto à VCI e Mercado Abastecedor, na zona oriental da cidade.

matadouro projeto - 01

Originalmente projetado por Avelino de Andrade em 1910, o antigo matadouro industrial (29 mil metros quadrados) encontra-se há duas décadas em abandono e resultante degradação lenta. O projeto de requalificação foi apresentado pelo presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, que o fez primeiramente em Milão, na “21.ª Trienal de Artes, Design e Arquitetura”, e dias depois no próprio edifício, juntamente com os vereadores Manuel Pizarro (Coesão Social) e Filipe Araújo (Inovação). O custo da obra será de 10 milhões de euros. Os trabalhos arrancarão em 2017, e o projeto vai também ser candidatado a fundos comunitários.

Atual fachada do edifício
Atual fachada do edifício
Atuais instalações
Atuais instalações

Seguindo e cumprindo a orientação política do atual executivo da Câmara Municipal do Porto (“A coesão social, a economia e a cultura”), esta iniciativa é classificada pelo próprio presidente como um “momento particularmente feliz” do seu mandato.

Com o objetivo de “reindustrializar” a cidade, o projeto do matadouro funcionará como berço de combate aos “dois Portos” que atualmente existem numa só cidade. Por fim à exclusão e desenvolver uma área que não apanhou o comboio da inovação que a restante invicta apanhou.

Uma das publicações em destaque associadas a esta obra, é o “Porto Before Porto”, onde a Câmara Municipal do Porto e a Escola Superior de Artes e Design descreve o futuro deste espaço que estava condenado a si mesmo. (A publicação pode ser visualizada online aqui: https://issuu.com/pelouroculturacmp/docs/portobeforeporto_11_low)

matadouro projeto - 04

Mas o que será exatamente o espaço? Não se poderá classificar este lugar como uma “área empresarial”, ou “centro cultural” ou “espaço social”. Pois este será um pouco de todos. Com a construção prevista de auditórios; galerias para artistas e empresas; espaço de desporto, para trabalhadores e moradores das redondezas; área empresarial, para startups e empresas tecnologias; com o museu da Indústria que atualmente se encontra “em caixotes”; este espaço reunirá cultura, economia e coesão social. Exatamente os três pilares que o executivo pretende seguir.

matadouro projeto -05

Rui Moreira, ladeado por vereadores e responsáveis pelo projeto
Rui Moreira, ladeado por vereadores e responsáveis pelo projeto

matadouro projeto - 07

“Uma nova forma de fazer cidade”

É de salientar ainda o Laboratório de Gastromania que também aqui vai brotar, seguindo “os desejos” do falecido vereador da Cultura, Paulo Cunha e Silva. É também de destacar que os “de passagem” poderão aqui ser acolhidos nas residências artísticas.

Ernesto Santos, presidente da Junta de Freguesia de Campanhã, descreve esta iniciativa como “uma nova forma de fazer cidade”. Para facilitar a conexão entre “as duas cidades” será aberta uma passagem para o Metro do Estádio do Dragão, e criado um acesso pedonal melhor entre a VCI e a estação ferroviária de Contumil, como, oportunamente, o nosso jornal noticiou.

https://www.youtube.com/watch?v=BPYY2WOUUbw

Texto e fotos: Pedro N Silva

01mai16

 

Partilhe:

1 Comment

  1. Albino Rocha

    O antigo matadouro municipal e um bom lugar para fazer uma escola de futebol. e ter espaco para uma futura estacao de metro com inter ligacao a estacao de metro do estadio do Dragao.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.