Menu Fechar

Pedro Ramajal e o Rendimento Básico Universal: “As pessoas não têm a mínima noção do que é o dinheiro!”

Pedro Ramajal. 66 anos. Aposentado. Natural do Porto (freguesia de S. Nicolau) – Centro Histórico. Foi um dos fundadores do Bloco de Esquerda e é membro do movimento do Rendimento Básico Português. Durante vários anos exerceu funções no Sindicato dos Bancários do Norte.

O nosso convidado, que também colabora esporadicamente com o nosso jornal, fala de questões pertinentes, desde a formação do Bloco de esquerda, ao (positivo) funcionamento da “Geringonça”, abordando ainda sua atividade artística ligada, essencialmente, à música.

pedro-ramajal-01-16

pedro-ramajal-02-16

Pedro Ramajal luta, depois de ter – como diz – “tropeçado”, em 2007, no conceito do Rendimento Básico Universal (RBU) – também conhecido como Rendimento Básico Incondicional -, pela implementação desta forma de redistribuição de poupanças pelos mais desfavorecidos.

pedro-ramajal-03-16

pedro-ramajal-04-16

Ramajal explica tudo acerca do RBU, mas fala também sobre a polémica relativa aos refugiados; sobre o (seu) 25 de abril; da grande manifestação de apoio, no Porto, ao então candidato à Presidência da República, Humberto Delgado, e de muitas e muitas mais coisas.

Pedro Ramajal na primeira pessoa do singular e, por vezes, na do plural. Para ver e ouvir. Já de seguida…

 

Texto e entrevista: José Gonçalves

Foto e vídeo-gravação: Pedro N. Silva

(vídeo-gravado a 03-out-16)

10-ou-t1

 

 

Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.