Menu Fechar

OS DIAS DE… Março: O mês de celebrações para todos os gostos e para todas as “lutas”! Algumas bem estranhas…

Março é o mês mais “carregado” de dias mundiais e, a maioria deles, de grande importância, dada a pertinência dos temas que fazem agitar “bandeiras” as quais, de acordo com a atualidade, são cada vez mais necessárias para um alerta geral da população a nível planetário. Mesmo assim, ainda há uns “dias” digamos que curiosos e que nos merecem também a devida atenção.

A Proteção Civil (hoje, dia 01) e a Vida Selvagem (03) têm, logo no início do mês, dias para importante reflexão, sendo que é a oito de março que o mundo liga o “foco das atenções” para a celebração de mais um Dia Internacional da Mulher. Dia que foi criado, pelas Nações Unidas, a 08 de março de 1975, isto 118 anos depois, das operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque terem entrado em greve – ocupando a fábrica – para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia, para 10 horas. Estas operárias recebiam menos de um terço do salário dos homens. Estas ativistas foram fechadas na respetiva fábrica, onde, entretanto, se declarou um incêndio, morrendo 130 mulheres queimadas. Hoje, a luta das Mulheres continua a ser fundamental em todo o mundo, pelas mais horrendas das razões.

criancas na tv

Antes do Dia Internacional das Mulheres é celebrado, a cinco de março, o da Criança na Rádio e Televisão, que foi criada pela UNICEF, em 1991, para chamar à atenção dos programadores para a qualidade dos programas infantis, assim como incentivar á participação de crianças nesses programas. A partir de 2011, a UNICEF deixou de coordenar o programa para a celebração desse dia, não se sabe ainda bem porquê.

Outra interessante data, diz respeito ao Dia Mundial da Canalização (11mar), precisamente no mesmo dia em que se celebra, alertando, para as Vítimas do Terrorismo, assunto, hoje, mais do que nunca, atual.

Mas, por que razão se comemora o Dia Mundial da Canalização? Pelos vistos, para alertar as pessoas para um “bem”, essencial, para a saúde, a que nem todos têm acesso, principalmente nos países subdesenvolvidos. Lá está… para nós uma coisa tão banal, e para outros um sonho ainda por alcançar.

pi

Da canalização, passamos para o “Pi”. O Dia Mundial do “Pi” celebra-se a 14 de março. O que é o Pi?

O Pi é uma constante matemática que representa a proporção entre a circunferência de um círculo e o seu diâmetro. É também uma das constantes matemáticas mais veneradas do mundo. O dia do Pi foi celebrado pela primeira vez oficialmente em larga escala em 1988 no “Exploratorium” em San Francisco, Estados Unidos. Desde então, o dia do Pi tem sido celebrado por milhões de estudantes e amantes da matemática. A celebração ocorre no dia 14 de março, já que 3, 1 e 4 são os três dígitos mais importantes da forma decimal de pi. Entendeu?

Se você ficou quase em branco com a explicação dada sobre o Pi, então, não se preocupe, comemore a situação pela qual passou, nesse mesmo dia… 14 de março. O Dia Branco.

A data é comemorada um mês depois do Dia dos Namorados, no Japão, Coreia do Sul, China e Taiwan, e também nos países com imigrantes destas nacionalidades.

No Japão são as mulheres que dão presentes aos homens no Dia de São Valentim, por cortesia, amor ou obrigação social, sendo, então, a vez dos homens retribuírem o favor um mês depois, com prendas, geralmente, mais caras (duas a três vezes mais). Os chocolates caseiros oferecidos pelas mulheres são os mais valorizados, demonstrando mais proximidade. Se está no Japão… aproveite a “branca”.

idos de marco

E, agora, é a vez para os Idos de Março (15mar). O que é se celebra, ou recorda-se nesse dia? Este mês só fazemos perguntas. Ora aí vai a resposta:

O calendário romano regia-se por três datas fixas: calendas, nonas e idos, com base nas fases da lua. Os idos verificavam-se a meio do mês, precisamente a 15 de março, maio, julho e outubro e a 13 em todos os restantes meses.

Os Idos de Março tornaram-se mais famosos do que os restantes, já que no ano 44 a.C., Júlio César foi assassinado neste dia às mãos de Brutus, entre outros conspiradores. Algum tempo antes, um adivinho teria dito a Júlio César para se acautelar com os Idos de Março, mas este ignoraria o aviso e acabaria por se deslocar ao Senado romano, onde foi esfaqueado por 23 vezes. Cuidado com os convites nestes “idos”.

hora do planeta

Depois de ter celebrado os dias da Liberdade de Informação, do Sono, do Pai, da Felicidade, da Astrologia, da Árvore, da Poesia, da Luta Contra a Discriminação Racial (o Trump não sabe o que isso é… pois não?), da Criatividade Artística, da Síndrome de Down, da Marioneta, da Água, da Metereóloga, do Estudante, da Tuberculosa (ufff!), eis que chega a Hora do Planeta, a 25 de março.

Essa, além da passagem de ano, deve ser a hora mais conhecida por todo o… planeta. A Hora do Planeta (ou Earth Hour) é um movimento da ONG “WWF” para mobilizar a sociedade em torno da luta contra o aquecimento global, realizada desde 2007. Em um período de 60 minutos do último sábado de março de cada ano, governos, empresas e a população de todo o mundo são convidados a apagar as luzes para demonstrar sua preocupação com o aquecimento global. No primeiro ano, apenas a cidade de Sydney (Austrália) participou. Agora, o número aumentou e de que maneira. Falta saber que cidades e empresas em Portugal vão alinhar na iniciativa.

backup

E, terminado os sessenta minutos de “apagão”, preparem-se para celebrar outros dias de grande importância, e isto já a cumprir o horário de verão, que entra a 26 de março. São eles os dias do Livro Português, do Teatro, dos Centros Históricos e do… Backup.

O Dia Mundial do Backup! Primeiro, para quem não sabe, o que é um backup? Um backup é uma cópia dos arquivos importantes guardados em dispositivos eletrónicos, como computadores fixos ou portáteis, entre outros aparelhos. Estes arquivos podem ser fotos e vídeos pessoais, documentos importantes de trabalho, dados de acesso, e-mails, etc.

Pois, e o que faria se perdesse tudo? Esta é a pergunta do Dia Mundial do Backup. A data convida as pessoas a fazerem cópias de segurança, recordando a importância de fazer cópias de segurança aos dados do computador, do telemóvel, do tablet e da máquina fotográfica.

Muito bem. Pois… por falar nisso… digo eu cá para os meus botões!?

Tome, então, atenção aos dias de março

01-Quarta-feira de Cinzas

01-Dia Mundial da Proteção Civil

01-Dia de S. David

03-Dia Internacional da Vida Selvagem

03-Dia da Apreciação do Empregado

04-Dia de S. Casimiro

05-Dia Internacional da Criança na Rádio e Televisão

06-Dia Mundial do Ténis

08-Dia Internacional da Mulher

09-.Dia de S. Domingos Sávio

11-Dia Europeu das Vítimas do Terrorismo

11-Dia Mundial da Canalização

13-Dia de S. Rodrigo

14-Dia do Pi

14-Dia da Incontinência Urinária

14-Dia de Santa Matilde

14-Dia Branco

15-Dia Mundial dos Direitos do Consumidor

15-Idos de Março

15-.Dia Internacional Contra a Violência Policial

16-Dia da Liberdade de Informação

17-Dia de S. Patrício

17-Dia Mundial do Sono

19-Dia do Pai

19-Dia de S. José

20-Equinócio da Primavera

20-Dia Internacional da Felicidade

20-Início da Primavera

20-Dia Internacional da Astrologia

21-Dia Mundial da Árvore

21-Dia Mundial da Poesia

21-Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação Racial

21-Dia Europeu da Criatividade Artística

21-Dia Internacional da Síndroma de Down

21-Dia Mundial da Marioneta

22-Dia Mundial da Água

23-Dia Mundial da Meteorologia

24-Dia Nacional do Estudante

24-Dia Mundial da Tuberculose

25-Hora do Planeta

25-Dia de São Dimas

26-Horário de verão

26-Dia do Livro Português

27-Dia Mundial do Teatro

27-Dia de São Ruperto

28-Dia Nacional dos Centros Históricos

31-Dia de São Benjamim

31-Dia Mundial do Backup

 

Texto: JG

Fontes: Wikipédia

Fotos: Pesquisa Google

 

01mar17

 

Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.