Menu Fechar

A Praça da Ribeira (Porto)

Carlos Sameiro

A Praça da Ribeira pela sua morfologia, história e beleza é considerada Património Mundial.

Esta praça foi a primeira zona comercial do burgo, seja da cidade do Porto. Lugar privilegiado pela proximidade e cumplicidade com o rio Douro. Em tempos a referida Praça fervilhava de intensas relações comerciais, pois junto ao cais da Ribeira aportavam barcos vindos de vários pontos do mundo com diversas mercadorias.

É importante referir que devido às intensas relações comerciais, a primeira alfândega da cidade do Porto, neste caso do burgo, ficava localizada onde hoje está situada a Casa do Infante. Outro facto histórico relevante foi do cais da Praça que saiu a armada para a expedição a Ceuta comandada pelo Infante D. Henrique em 1415. Relacionada com essa a expedição existe a conhecida e generosa história das tripas, a população ofereceu toda a carne e ficou com as tripas, daí resta um famoso prato gastronómico “tripas à moda do Porto”.

Na atualidade a Praça da Ribeira é um lugar procurado pelos turistas. Lugar com numerosos restaurantes, bares, lojas dedicadas ao vinho do Porto, lojas de artesanato e bancas com produtos regionais.

Por isto e muito mais a Praça da Ribeira merece a nossa visita.

Praça 1

Praça 2

Praça 4

Praça 5

Praça 6

Praça 7

Praça 9

Praça 10

Praça 12

Praça 13

Praça 14

Praça 18

01dez17

 

 

 

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.