Menu Fechar

EMPADÃO DE BACALHAU

opini_catia_cruz

Cátia Cruz

Vou estrear a rubrica “Faca e Garfo” com uma receita simples, mas muito apetitosa: empadão de bacalhau, um prato adequado à ceia natalícia.

Serve 4 pessoas

INGREDIENTES

2 postas grandes de bacalhau

600g batatas

2 cebolas médias

3 a 4 dentes de alho

1 alho-francês

2 cenouras médias

1 folha de louro

6 colheres de sopa de azeite

1 ovo

5 colheres de sopa de manteiga

Leite q.b.

Sal q.b.

Pimenta q.b.

Noz-moscada q.b.

PREPARAÇÃO

FACA_GARFO_01_DEZ2017.CC

1.Coza o bacalhau numa panela em lume médio durante cerca de 10 a 15 minutos. Habitualmente, não coloco sal quando faço pratos com este peixe, pois mesmo depois de demolhado, ele fica sempre um pouco salgado, o que dará já algum sabor ao cozinhado. Quando o bacalhau estiver cozido, retire-o do lume, coloque-o num passador, mas aproveitando a água da cozedura. Deixe arrefecer um pouco e desfie o bacalhau em lascas grandes. Reserve.

FACA_GARFO_02_DEZ2017.CC

2.Na mesma água onde cozeu o bacalhau, coza a batatas descascadas e cortadas em pedaços pequenos durante cerca de 20 minutos. Acrescente à água um pouco de sal para temperar as batatas. Depois de cozidas, retire do lume, escorra e desfaça as batatas em puré com a ajuda de um passe-vite. Em seguida, e utilizando a mesma panela, coloque as batatas já desfeitas, leve a panela a lume brando, tempere com pimenta e noz-moscada a gosto e vá acrescentando aos poucos a manteiga juntamente com um pouquinho de leite, até obter a consistência desejada. Por regra, ponho sempre mais manteiga do que leite, para ficar um puré fofo e suave. Reserve.

FACA_GARFO_03_DEZ2017.CC

3.Num tacho largo, coloque a cebola e o alho bem picados, juntamente com o alho-francês cortado em rodelas finas, a folha de louro e o azeite. Refogue lentamente durante alguns minutos até alourar o alho e a cebola.

FACA_GARFO_04_DEZ2017.CC

4.De seguida, acrescente o bacalhau já desfiado e a cenoura ralada. Misture bem, tempere com pimenta e deixe refogar mais um pouco. Acrescente um pouco mais de azeite, se achar necessário. Por vezes, devido a ter vários ingredientes, pode haver necessidade de colocar mais azeite. Por regra, eu acrescento sempre mais um pouco. Antes de retirar do lume, rectifique temperos.

FACA_GARFO_05_DEZ2017.CC

5.Coloque o preparado de bacalhau numa travessa de ir ao forno e espalhe bem, de forma a cobrir todo o fundo. Por cima, coloque o puré de batata e alise bem, para ficar uniforme. Como decoração, faça alguns desenhos no puré com a ajuda de um garfo. De seguida, bata bem o ovo numa tigela e verta-o sobre o puré.

FACA_GARFO_06_DEZ2017.CC

6.Coloque a travessa no forno a cerca de 180º C entre 20 a 30 minutos, até ficar douradinho.

FACA_GARFO_07_DEZ2017.CC

Se desejar, pode acompanhar este prato com uma salada de diferentes alfaces (lisa, romana, roxa) ou uma salada de tomate.

Bom apetite!

01dez17

 

 

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.