Menu Fechar

BOLO DE CHOCOLATE COM FRUTOS SECOS E ESPECIARIAS

opini_catia_cruz

Cátia Cruz

Para inaugurar 2018, mas ainda a pensar nesta quadra festiva, apresento-vos uma receita de bolo de chocolate com frutos secos e especiarias, que certamente fará as delícias de todos os seus convidados no almoço de Ano Novo ou no jantar de Reis.

Serve 8 a 10 pessoas

INGREDIENTES

200g amêndoa ralada

100g passas

100g nozes

150g chocolate preto (Quanto mais percentagem de cacau tiver, mais saboroso e intenso ficará o bolo. O chocolate que usei tem cerca de 70% de cacau.)

4 colheres de sopa de vinho do Porto

150g manteiga

150g açúcar

6 ovos

1 colher de chá Canela

1 colher de café de Gengibre em pó

1 pitada de Cravinho

1 pitada de Noz-moscada

PREPARAÇÃO

FACA_GARFO_01_JAN2018.CC

Coloque as passas e as nozes numa tigela e regue-as com o vinho do Porto. Reserve.

FACA_GARFO_02_JAN2018.CC

Numa picadora, triture a amêndoa até ficar com a consistência de farinha. Reserve.

FACA_GARFO_03_JAN2018.CC

Para o chocolate em pedaços e derreta-o em banho-maria juntamente com a manteiga. Se preferir, pode utilizar o micro-ondas para este processo. Reserve, para que arrefeça um pouco.

FACA_GARFO_04_JAN2018.CC

Bata os ovos com o açúcar com a ajuda de uma batedeira eléctrica, até ficarem com uma consistência espessa, pálida e a parecer uma mousse. Ao fazê-lo, o volume do preparado vai aumentar. Este processo demora alguns minutos.

FACA_GARFO_05_JAN2018.CC

Junte a amêndoa triturada e as especiarias ao preparado anterior, envolvendo cuidadosamente, de forma a não perder o ar que conseguiu quando bateu os ovos.

FACA_GARFO_06_JAN2018.CC

De seguida, adicione, novamente envolvendo com cuidado, o chocolate derretido e os frutos secos. (Estes, particularmente as passas, deverão ter absorvido grande parte do vinho do Porto. Se, ao adicionar os frutos secos à massa do bolo, ainda restar algum vinho do Porto na tigela, não o desperdice. Junte-o também à massa.)

FACA_GARFO_07_JAN2018.CC

Coloque a massa do bolo numa forma redonda de aro amovível, previamente untada com manteiga e forrada no fundo com papel vegetal (o papel vegetal vai garantir que o bolo desenforme correctamente depois de cozido). Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC entre 30 a 40 minutos, dependendo do tipo de forno que tiver.

FACA_GARFO_08_JAN2018.CC

No fim do tempo, verifique a cozedura com um palito, que deverá sair praticamente limpo. Deixe arrefecer o bolo e desenforme. Remova o papel vegetal e sirva decorado a gosto.

Bom apetite!

01jan18

 

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.