Menu Fechar

A PRAÇA DA LIBERDADE

Carlos Sameiro

Todas as cidades têm um lugar  e com história.

O Porto não foge à regra, sendo essa regra um lugar que diz muito à cidade, a Praça da Liberdade.

A Praça desde dos seus primórdios conheceu vários topónimos, assim como, o seu nome. O primeiro nome que a Praça teve foi Praça da Natividade,  com o passar do tempo e relacionada com um campo agrícola ali situado foi conhecida por Praça das Hortas do Bispo. Anos mais tarde o nome foi alterado para  Praça Nova das Hortas e posteriormente, foi denominada como Praça da Constituição.

O seu nome viria de novo a ser alterado para Praça D Pedro IV em homenagem ao próprio rei na guerra que este travou com as tropas absolutistas de D Miguel, durante o cerco à cidade do Porto. Ainda por poucos dias foi designada por Praça da República.

Antiga Câmara do Porto
Antiga Câmara do Porto

No final do séc XIX e princípio do séc XX a cidade do Porto teve uma grande expansão económica e comercial. A cidade crescia e transformava-se numa cidade moderna. Novas ruas, avenidas e praças eram projetadas e construídas. Desse modo, a Praça toda ela fechada por edifícios foi modificada, para dar abertura a uma nova avenida, a atual Av. dos Aliados. Um facto curioso foi que o edifício demolido foi os Paços do Concelho do Porto. Desse modo começou desenhar-se a nova Praça, que viria a ser batizada por Praça da Liberdade em honra da implantação da República.

A Praça da Liberdade viria a ser a nova centralidade do Porto, onde tudo ou quase tudo se passava. A Praça foi um lugar de comércio, cultura, serviços e política.

Atualmente é um lugar de referência turística, associada ao comércio, restauração e serviços.

Nela podemos ver o edifício do Banco de Portugal, o edifício da CGD, o Hotel Continental (Palácio das Cardosas), a estátua do soldado o Porto e no centro da Praça a estátua de D Pedro IV. Por isto e muito mais a Praça merece uma visita…

pracaliber-(00)-cs-fev18

pracaliber-(01)-cs-fev18

pracaliber-(02)-cs-fev18pracaliber-(03)-cs-fev18

pracaliber-(04)-cs-fev18

pracaliber-(05)-cs-fev18

01fev18

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.