Menu Fechar

Rua de Pinto Bessa

Esta rubrica dá a conhecer a toponímia portuense, através de interessantes artigos publicados em “O Primeiro de Janeiro”, na década de setenta do século passado. Assina…

Cunha e Freitas (*)

“Não sabemos ao certo de quando data a Rua de Pinto Bessa, aberta para melhor acesso à estação de caminho-de-ferro de Campanha. Mas tem, pelo menos, um século pois a vemos já indicada na planta de Mangeon, do 3.º quartel da passada centúria.

subida_ceres (6)

Deu-lhe o nome Francisco Pinto Bessa, negociante, deputado da Nação, presidente da Câmara Municipal do Porto, comendador de váris Ordens nacionais e estrangeiras, que nasceu em Lordelo do Ouro, em 1821, e faleceu nesta cidade em 1878.

Filho de pais modestos, foi procurar fortuna ao Brasil, o que pôde alcançar nas labutas da vida comercial. Logo se fez sentir a sua ação benemérita, tanto aquém, como além Atlântico. D. Pedro V agraciou-o com a Torre-e-Espada pelo modo como concorreu para a reconstrução da nau Vasco da Gama, que aportara desarvorada ao Rio de Janeiro, depois de tempestuosa travessia do mar.

Com o Dr. Braga e o visconde de Vilar d’Allen, foi um dos fundadores do Palácio de Cristal.

Pinto Bessa
Pinto Bessa

Presidente da Câmara Municipal do Porto, em 1867, o seu nome está intimamente ligado à história do desenvolvimento da cidade, e ao da própria toponímia, porquanto por sua iniciativa se fizeram obras de vulto, designadamente a abertura das ruas de Mouzinho da Silveira, Nova de Alfândega e Sá da Bandeira, bem como a construção da Rotinda da Boavista e o embelezamento do cemitério de Agramonte.

Rua de Pinto nos ano 50 do século passado (foto: pesquisa Google)
Rua de Pinto nos ano 50 do século passado (foto: pesquisa Google)

A Câmara Municipal do Porto deu nome de Pinto Bessa à rua que liga o Bonfim à Estação de CF de Campanhã e, em 14 de novembro de 1880, inaugurou na sala das sessões o sue busto, em mármore de Carrara, obra do grande Soares dos Reis.

(*) Artigo publicado em “O Primeiro de Janeiro”, na rubrica “Toponímia Portuense”, de 06 de julho de 1974

Na próxima edição de RUAS” DO PORTO destaque para a RUA DA VITÓRIA

 Foto: Pedro N. Silva (arquivo EeTj)

01set18

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.