Menu Fechar

Ciúmes q.b.

Patrícia Moreira

Intrometidos e desafiantes, os ciúmes desestabilizaram a relação entre duas pessoas que se amam. No entanto, um pouco de ciúme pode até ajudar a manter a “chama acesa”, funcionando como um incentivo e permitindo até uma renovação da paixão e amor.

como-salvar-um-relacionamento-desgastado

Tendo em conta que ninguém é de ninguém, que numa relação deve existir o respeito pela individualidade e que se deve cuidar da relação de casal que se construiu. Os ciúmes bem doseados podem dar acesso a demonstrações espontâneas de amor e afeto, levando um a dedicar a sua atenção ao outro e não a uma outra pessoa. Mas jamais perdendo a noção dos limites. Se surgirem sentimentos de suspeita e desconfiança é necessário resolvê-los o quanto antes, com a maior honestidade para que os ciúmes não saiam do controlo.

Como controlar o ciúme

Reforce a sua autoestima – utilize o ciúme para se melhorar, analisando apenas se existe algo em si que deixou de cuidar, aproveitando mudar para melhor. No entanto, tendo em conta que não controlamos tudo, não se compare dramaticamente e tenha em conta que cada um tem o seu valor. Melhore os seus aspetos negativos e valorize os positivos.

Tome conta do seu pensamento – A insegurança promove uma cascata de pensamentos dramáticos e incontroláveis que muitas vezes levam ao desespero. Seja você a controlar os seus pensamentos e não os pensamentos a controla-lo a si. Questione-se se faz sentido o que está a pensar, se os pensamentos têm alguma validade. Transforme os pensamentos negativos em positivos, dando maior relevo às suas qualidades.

Procure perceber as causas – analise racionalmente o que se está a passar. A aproximação a uma outra pessoa pode dever-se a uma cumplicidade amigável. Tente explicar o seu ponto de vista. Não faça exigências, em vez disso cheguem a um acordo na forma como gerem as relações com terceiros.

Confie em si e valorize-se!

Foto: pesquisa Google

01nov18

 

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.