Menu Fechar

“MOMONDO” volta a desafiar a comunidade escolar a desconstruir preconceitos

Tolerância e respeito mútuos são os valores que a momondo, motor de busca de viagens, hotéis e aluguer de carros, quer passar aos alunos portugueses, com idades entre os 10 e os 15 anos. Para isso, no dia em que se assinala o Dia Internacional da Tolerância – 16 de novembro – da UNESCO, a marca lança a segunda edição da iniciativa Open Minds, um projeto educacional com o objetivo de trabalhar conceitos como a confiança e a tolerância.

Desconstruir preconceitos em sala de aula

Como parte da iniciativa, a momondo desafia os professores de escolas de todo o país a participar na competição escolar. Só têm de fazer o download do kit “Our Colourful World”, completar os exercícios em sala de aula e com a participação de toda a turma, e enviar os materiais para a momondo, juntamente com a resposta à questão “Quais foram as três coisas mais surpreendentes que a turma aprendeu?”.

A competição Open Minds termina a 16 de março de 2019 e a turma vencedora será anunciada a 26 de março de 2019. A turma com as respostas mais honestas e inspiradoras poderá ganhar 1.500 €, para aplicar num projeto alusivo ao tema da tolerância.

Margarida Gameiro, porta-voz da momondo para o mercado português, salienta que “num mundo em que os preconceitos voltam a estar na ordem do dia, é importante que façamos parte de uma narrativa positiva, incentivado a comunidade a participar. Com a iniciativa Open Minds pretendemos continuar a trabalhar para desconstruir barreiras e mostrar que, se educarmos os mais pequenos para a tolerância, estamos a ajudar a geração futura a ter uma mente aberta e a manter-se sempre curiosa.”

Vamos abrir-nos ao mundo

Para a segunda edição do Open Minds, a momondo volta a associar-se à CISV International, uma organização sem fins lucrativos, cujo objectivo é educar para a promoção da paz, e conta, ainda, com o apoio da UNESCO.

Educar os mais novos e incentivá-los a construir amizades interculturais, alicerçadas na cooperação e na compreensão é parte do ADN das três instituições que, juntas, querem fomentar um mundo mais aberto. “É com muita alegria que voltamos a trabalhar com a momondo, nesta iniciativa. O trabalho que desenvolvemos na CISV, em que promovemos a diversidade cultural através de atividade educativas e culturais divertidas, tem vindo a mostrar-nos que é possível construir amizades que vão durar uma vida, independente do país ou cultura de origem”, sublinha Margarida Cid Proença, porta-voz da CISV Portugal.

Nesta edição, a momondo convidou também a atriz e ativista pela igualdade, Mariana Monteiro, a levar a mensagem da tolerância a mais crianças, através de uma parceria que incluirá uma visita à turma vencedora. “Foi com orgulho que aceitei o convite da momondo. Acredito que este tipo de iniciativas fazem a diferença para termos sociedades mais tolerantes e igualitárias no futuro. Os jovens têm um papel fundamental nesta abertura de consciências e por isso faz tanto sentido este tipo de desafios ser lançado às escolas”, refere a atriz.

De recordar que a primeira edição da competição Open Minds teve como vencedora mundial a turma do 9ºG da Escola Secundária Alcaides de Faria, em Barcelos.

Texto: Hkstrategies / EeTj

01dez18

 

 

Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.