Menu Fechar

“Resgatados do Silêncio – Surdez e Pedagogia”… é o novo livro Maximina Girão Ribeiro considerado como um “belíssimo trabalho de investigação histórica”

Na tarde de 19 de Novembro, pelas 18h30 no Palacete Araújo Porto, com o auditório repleto de atentos interessados entre eles alguns alunos do antigo Instituto, Máxima Girão Ribeiro resgatou do silêncio a problemática dos Surdos, lançando um belíssimo livro de investigação, intitulado “Resgatados do Silêncio – Surdez e Pedagogia”, com a chancela da Almedina e da Santa Casa da Misericórdia do Porto, em que relata a historia do percurso do Instituto Araújo Porto que prestou inigualáveis serviços na ajuda aos denominados “surdos-mudos” e que nos contextualiza na época 1893- 1945.

maximina livro - 06

Abriu a sessão o Provedor da SCMP, António Tavares, que lembrou o 2.º aniversário da abertura deste mesmo edifício, depois da transformação e requalificação, onde a Santa Casa da Misericórdia instalou os Serviços Partilhados e Cooperativos (SPeC) da Misericórdia do Porto, com o Lançamento deste livro que assegura que não se perderá a memória da Instituição Araújo Porto, obra pedagógica que por mais de um século viria a mudar a vida de muitos jovens e vulgarmente conhecida como o “colégio dos surdos – mudos”.

O Provedor da SCMP lembrou o Benfeitor José Rodrigues de Araújo Porto e outros Torna-Viagem do sec. XIX  que igualmente fizeram da SCMP herdeira de parte dos seus bens. Fez menção que o edifício foi galardoado em 2017 com o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana. Elogiou excelente trabalho de investigação que a autora Dra. Maximina Girão realizou, agradeceu o empenho do Professor Dr. Francisco  Ribeiro da Silva e dos colaboradores da SCMP que tornaram possível este trabalho. Terminou dizendo “Vale a pena continuar a acreditar”.

maximina livro - 02

A apresentação do livro foi feita pelo Mesário do Culto e da Cultura da SCMP, Francisco Ribeiro da Silva, que também prefaciou o livro. Antes lembrou o arquivo documental da SCMP que é inesgotável e dá uma visão da cidade mais antiga. Ao referir-se à autora, disse: – “que apesar de ser natural de Coimbra é uma cúmplice do Porto, aqui estudou e vive.”

Elogiou o belíssimo trabalho de investigação histórica apresentado, e mais lembrou que a autora além dos vários trabalhos publicados nas áreas da investigação histórica e no âmbito da pedagogia tem ainda três livros de poesia editados. Este Trabalho de Investigação Académico, vem ao encontro da propagação deste lastro de história, da qual somos guardadores.

livro maximina (01) -nov18

A encerrar tomou a palavra a autora Maximina Girão Ribeiro que, muito emocionada com a presença de todos, agradeceu, e também aos que tiveram por perto da concretização de mais esta etapa da sua vida, a todos deixou o mais sentido e profundo sentimento de reconhecimento.

De salientar que toda a apresentação do livro contou com a colaboração de Amélia Amil, em linguagem gestual.

maximina livro - 04

livro maximina (00) -nov18

O livro descreve o pioneirismo deste instituto e a sua evolução, ao mesmo tempo aborda a problemática de outrora que viveram os surdos. Ainda no início do séc. XX, o jornal “O Primeiro de Janeiro “publicava um artigo que considerava o indivíduo surdo como  «não dotado das faculdades d’alma para se poder igualar aos ouvintes falantes»

Todo o surdo é capaz de falar pela linguagem gestual apesar de não ter som, faz com que o conceito “mudo” não seja real. Pois tem o mesmo valor gestualmente e pode comunicar de uma forma tridimensional igualmente como na linguagem dita normal.

Cada país tem a sua linguagem gestual.

Surdez e Pedagogia enfrenta os desafios do século XXI, nomeadamente combater a exclusão social e promover a cidadania.

Este é um excelente documento que não se esgota aqui, é para ser lido e consultado por diversas gerações.

Texto: Carmen Navarro

Fotos: Santa Casa da Misericórdia do Porto

01dez18

 

 

 

Partilhe:

2 Comments

  1. Maximina Mª Girão C. Ribeiro

    Sou a autora do livro “RESGATADOS DO SILÊNCIO”. Se pretender o livro, posso vender, entre aqueles a que tive direito, como autora. Pode entrar em contacto comigo, através do meu mail.

  2. sofia Almeida

    preciso de livro Lançamento da obra resgatados do silêncio – surdez e pedagogia – O Instituto ” Araújo Porto “

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.