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ARRANCOU EM OVAR MAIS UMA FASE DE CONSTRUÇÃO DE PISTAS PEDONAIS E CICLÁVEIS NO ÂMBITO DO PLANO DE MOBILIDADE! OBRA ESTÁ ORÇADA EM MAIS DE 300 MIL EUROS…

A cerimónia para consignação de uma das empreitada, na fase “Lote 1” da construção de pistas pedonais e clicáveis, que decorreu no dia 14 de janeiro na Zona Escolar de Ovar, junto à cooperativa Habitovar, para ligar esta área residencial e escolar entre a Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro e a pista na EN327 junto ao Centro Comercial Dolce Vita, que reuniu ali manhã cedo, perante um frio pouco convidativo a um tal evento na rua, o executivo camarário e os técnicos do município, num cenário de arranque desta obra no âmbito do “Plano de Mobilidade Urbana Sustentável do Concelho de Ovar”, que, visa promover a mobilidade e o estimulo das deslocações a pé e em bicicleta, sempre que possível, apostando agora numa perspetiva multimodal e bidirecional, a exemplo aliás desta pista integrada no “Lote 1”, orçado em mais de 300 mil euros, que vem ao mesmo tempo, corrigir os riscos que já alguns anos os peões e ciclistas correm, numa estrada construída pelo próprio grupo empresarial de uma grande superfície.

José Lopes

(texto e fotos)

Com um prazo de execução de 120 dias, esta primeira obra “Lote 1”, visa corresponder à coexistência de modos de transporte na mesma infraestrutura viária, tiradas algumas ilações de projetos de pistas anteriores que pouca garantia de segurança dão aos ciclistas, por se limitarem a um estreito corredor pintado a vermelho, paralelo às principais vias de intenso trafego rodoviário, com uns pontos de luz refletores entretanto degradados ao longo destes corredores, alguns dos quais, que em fases seguintes beneficiarão de um projeto global, que se propõe cumprir requisitos técnicos e parâmetros de desenho urbano, avaliado em mais de 600 mil euros e que, se vai dividir em quatro áreas de intervenção.

Este projeto global integrasse no Plano Intermunicipal de Mobilidade e Transporte da Região de Aveiro – PIMTRA, bem como no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano – PEDU, e nesta primeira fase acaba por se centrar prioritariamente em vias que de uma ou outra forma, mantinham situações incompatíveis com o conceito do projeto de origem de construção, como é o caso da Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro, que durante mais de duas décadas se manteve por concluir em parte dos corredores laterais e vem funcionando como improvisado estacionamento de automóveis, tanto para quem vem a Ovar utilizar o comboio, como para os serviços na cidade.

Para esta avenida, entre a Rotunda da BP e a Rotunda da Estação da CP, está projetada a criação de uma nova pista com uma extensão de mais de 400 m, que ficará no alinhamento de uma pista ciclável já existente até à Rotunda na EN327, facilitando a ligação ao Parque Urbano de Ovar e a ligação à Zona Escolar Norte, assim como à pista com uma extensão de mais de 1500 m, agora em construção, que acaba também por beneficiar em termos de segurança rodoviária, o acesso à zona comercial e Pousada da Juventude, que na EN327 fará ligação às redes de pistas para bicicletas que aguardam, a partir da Rotunda do Carregal vir a ter continuidade ao longo do Canal da Ria.

A aposta em condições mais ajustadas tecnicamente para adotar o sistema multimodal e bidirecional vai também, segundo o projeto global para este plano intermunicipal de mobilidade, incidir na Avenida do Emigrante na via do lado norte, entre a Rotunda do Carregal e o Furadouro (Rotunda da Varina), com uma obra numa fase mais posterior, que visa reduzir o canal viário, transformando a atual pista sem segurança para os ciclistas, numa pista bidirecional, que proporcione melhores condições de segurança.

01fev19

 

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