O “Etc e Tal jornal”, nesta ESPECIAL secção, dá relevo, uma vez mais às comemorações da Revolução Libertadora do 25 de Abril, numa altura em que a mesma assinala 45 anos.
Durante esse espaço de tempo, em que ainda se consolida a democracia, se luta pelo progresso e equilíbrio social, que nos enraizamos no contexto de uma Europa que se quer livre, humanista e democrática, muito mudou.
A sociedade está diferente. mais para melhor do que para pior, mas o “pior”, nota-se em certos casos, como na resposta aos convites por nós enviados a várias pessoas (que não da equipa redatorial) que tiveram uma experiência vivida e única no 25 de Abril, ou que no atual contexto político e social têm reconhecidas responsabilidades e uma opinião específica sobre a Revolução, e que poderiam, no fundo, com a sua participação, dar um valor acrescido ao tema que abordamos nesta secção.
A verdade é que esses “amigos” e “amigas” de “Abril” nem resposta deram a esse convite. Inventar uma desculpa para não intervir, ou não aceitar o convite (avisando), já seria uma forma “simpática” de reagir à coisa. Mas não! Ignoraram, pura e simplesmente, ou importância da data, ou este jornal. Por certo, este jornal.
Ficamos, assim, a saber, com quem contamos e com quem poderemos contar para o futuro. Este é um mau exemplo para quem se apregoa democrata e defensor das mais elementares conquistas de Abril, que o viveu, que com elas se pavoneia, e reage desta forma a um convite.
A Educação, nas suas diversas vertentes, foi também uma das conquistas do 25 de Abril, a qual, pelos vistos, ainda não criou raízes em certas cabecinhas pensadoras.
Obrigado aos que colaboraram com esta iniciativa.
Obrigado também a quem teve a preocupação de nos avisar da impossibilidade de aqui prestar o seu testemunho ou a sua opinião (certas pessoas da redação).
Viva o 25 de Abril!
O Diretor
José Gonçalves
Foto: pesquisa Google
20abr19