Menu Fechar

Porto “toca” em Terras de La Salette em mais um Concurso Internacional de Instrumentos de Sopro

Os músicos Beatriz da Cunha Reis Vidigal Tavares, Mafalda Cardoso Maia, Leonor de Sousa, Gonçalo Jorge Domingos Vale da Nova, António Paulo Martins Melo, João Filipe Tavares Ribeiro Pires, Iris Cruz Redentor, Luís Ferreira Ribeiro, Vitória Geraldes Bento, Pedro Luca, de Porto, participam no Concurso Internacional de Instrumentos de Sopro “Terras de La Salette” que se realizará na cidade de Oliveira de Azeméis de 8 a 13 de abril.

Os e as concorrentes demonstrarão as suas qualidades artísticas junto de um júri internacional que avaliará a execução musical de uma peça obrigatória conforme estipula o regulamento do concurso que reúne, este este ano, 351 concorrentes.
Além de Portugal, o maior concurso do género realizado em Portugal junta músicos de Espanha, Itália e Brasil. Trata-se de uma organização conjunta da autarquia e da Academia de Música de Oliveira de Azeméis que, a partir desta edição, passará a ter periodicidade bienal.

O presidente da autarquia, Joaquim Jorge, explica a sua realização de dois em dois anos, a partir deste ano: “pretendemos trazer mais qualidade e dimensão ao evento pelo que este passará a ser bienal permitindo que, no futuro, tenha ainda mais relevância e notoriedade”.
“Através deste concurso damos um importante contributo para o enriquecimento da cultura musical do nosso país”, acrescenta o responsável autárquico.

O concurso ganhou notoriedade no panorama musical nacional desde que foi criado e é, para Joaquim Jorge, “o reconhecimento e o tributo da autarquia ao papel extraordinário desempenhado pela Academia de Música e pelas seis bandas filarmónicas existente no concelho. É com estas filarmónicas que a organização pretende envolver mais a comunidade no evento através de um conjunto de atuações em vários pontos da cidade.

O concurso integra os escalões infantil, juvenil, júnior e sénior nos instrumentos de madeiras (flauta transversal, oboé, clarinete, fagote e saxofone) e metais (trompete, trompa, trombone, tuba e bombardino). Os prémios, superiores a 35 mil euros, serão entregues aos vencedores no dia 13 de abril, pelas 21h00, no cineteatro Caracas.

Texto: CM Oliveira de Azeméis / EeTj

01abr19

 

 

Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.