Menu Fechar

Respeito pelos Idosos

Fernanda Ferreira

-Importas-te de me deixares sentar nesse lugar? Perguntou o Sr. José, pessoa bastante idosa, a um rapazinho de 8 anos. É que, com os baloiços do autocarro tenho medo de cair.

-Eu também quero ir sentado!

-Então podias chegar-te um bocadinho para o lado e eu sento-me na beira do banco.

-Ficam muito apertados! Vá para os lugares prioritários, disse o irmão mais velho.

-Estão todos cheios…,

-Olhe lá, o que quer do meu filho? Ele pagou bilhete. Tem direito a ir sentado.

-Pois tem, como todos. Eu paguei bilhete, estou com problemas de locomoção e equilíbrio, tenho direito a um assento prioritário, mas não tenho onde me sentar porque todos os bancos estão ocupados. No meu tempo, os mais jovens, por educação, respeito e solidariedade, ofereciam o lugar a quem fosse velho e com dificuldade. Agora não há educação nem respeito por ninguém!

-Mas quê? Está a chamar-nos malcriados? Olha o velho! Parece que está com catarro!

-Pois, com pais assim, o que se pode esperar de bom na criança?

-Ó velhote, não te estiques que só ainda não reagi porque és velho, mas não me moas a cabeça… Já agora! Paga-se bilhete e temos de dar lugar aos outros! Isso é que era bom!

-Ó Sr sente-se aqui, disse uma Srª.

-Muito obrigado, mas não aceito porque a Srª está grávida. Se cai pode ter problemas. Mais vale ser eu a magoar-me.

Nessa altura o autocarro fez uma travagem brusca devido a uma ultrapassagem perigosa feita por um automóvel.

Toda a gente que ia de pé foi projetada com violência e os mais idosos caíram. Todos tiveram ferimentos, mais ou menos graves, mas o Sr José ficou inconsciente. Fez um traumatismo craniano, segundo informou o médico do 112.

Toda a gente ficou com pena do Sr e começaram a culpar as pessoas que não lhe tinham dado lugar sentado. Disseram-lhes tantas coisas desagradáveis (mas verdadeiras) que eles ficaram cheios de remorsos e comprometeram-se com eles próprios a mudar de atitude e respeitar mais os outros.

Após alguns dias de internamento nos cuidados intensivos, o Sr José foi transferido para a enfermaria e, para sua surpresa, recebeu a visita da família que ia no autocarro. Vinha-lhe pedir desculpa pela falta que tinham cometido para com ele.

O Sr José, emocionado respondeu:

-Perdoo tudo de boa vontade, mas peço-vos que, não só mudem de mentalidade e atitude, como também, ensinem aos vossos filhos a serem solidários e a ter respeito pelos outros, especialmente pelos mais velhos. Hoje sois novos, mas amanhã sereis como eu. Vede em mim aquilo que gostaríeis que vos fizessem quando tiverdes a minha idade.

Agradeço muito a vossa visita e o vosso cuidado.

 

Foto: pesquisa Google

01abr19

Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.