Menu Fechar

Rua de Rodrigues Sampaio

Esta rubrica dá a conhecer a toponímia portuense, através de interessantes artigos publicados em “O Primeiro de Janeiro”, na década de setenta do século passado. Assina…

Cunha e Freitas (*)

“A Rua de Rodrigues Sampaio corresponde mais ou menos à antiga Rua do Paraíso, assim chamada porque nela estava a casa e quinta deste nome, propriedade, desde inícios do século XVIII, da família Huet Bacelares. Esta casa existia – e não sabemos se ainda existe – nas traseiras das instalações dos Bombeiros Voluntários do Porto.

Nos registos paroquiais da freguesia de Santo Ildefonso, encontramo-la com várias designações: ao Paraíso e Rua do Paraíso, em 1723. Lugar do Paraíso e Viela do Paraíso em 1724, por exemplo.

Em datas posteriores, encontram-se referências mais pormenorizadas, em confronto com outros locais vizinhos. Viela dos Mendes, na Rua do paraíso (1772); Rua do Paraíso, acima da Viela do Tintureiro, defronte da Candela Velha (1767); Rua do Paraíso defronte do pardieiro e Rua defronte do Pátio do Paraíso (1772).

A casa e quinta dos Huet Bacelares está apontada nas plantas antigas do Bairro dos Laranjais (cerca de 1760), sendo então sue proprietário Lourenço Huet, e ainda na de Balck, de 1813, com a designação de Casa do Paraíso. Vem inominada na da Costa de Lima, em 1839.

Depois, a Rua do paraíso «mudou-se» para o local que em 1794 achamos denominado num registo paroquial, «ao pé dos Ferreiros da Senhora da Lapa». A quinta dos Huets desapareceu com a urbanização da zona adjacente à actual Avenida dos Aliados.

António Rodrigues Sampaio, o «Sampaio da Revolução de Setembro», foi um dos mais vigorosos jornalistas do século XIX. Ministro do Reino, presidente do Conselho, deputado, par do Reino, juiz conselheiro do Tribunal de Contas, nasceu em S. Bartolomeu do Mar, Esposende, 3m 1806, falecendo em Sintra, em 1862.”

(*) Artigo publicado em “O Primeiro de Janeiro”, na rubrica “Toponímia Portuense”, de 05-03-1974.

Na próxima edição de “RUAS” DO PORTO destaque para a “RUA DE RODRIGUES SEMIDE”

Foto: pesquisa Google

01mai19

 

 

 

 

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.