Menu Fechar

VALONGO LANÇA PROJETO “TOP” (TESTAR, OBSERVAR, PERGUNTAR) ENVOLVENDO O TECIDO EMPRESARIAL E JOVENS ESTUDANTES

A Câmara Municipal de Valongo está a implementar o projeto TOP (Testar, Observar, Perguntar) ­– uma simbiose entre educação e mercado de trabalho que pretende proporcionar aos jovens que frequentam o 9º ano e o ensino secundário no concelho uma oportunidade de exploração e desenvolvimento vocacional, com vista à definição de um projeto para o seu futuro.

“O nosso objetivo é a desconstrução de visões estereotipadas do mercado de trabalho junto dos jovens que estão a terminar uma etapa decisiva do seu percurso escolar, de modo a que possam realizar escolhas mais conscientes. Pretendemos igualmente incentivar uma cultura de escolaridade prolongada e aprendizagem ao longo da vida, potenciando os recursos do meio”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, que acompanhou a primeira visita inserida no TOP, de um grupo de estudantes de Alfena às empresas Valportas  e Omnipro, localizadas na Zona Industrial de Campo.

Os jovens tiveram um acolhimento absolutamente motivador e, acompanhados diretamente pelo empresário Mário Carvalho e a sua equipa, ficaram a conhecer todo o processo produtivo e exploraram diferentes áreas profissionais: engenharia eletrónica/eletroténica, informática, marketing, soldadura, design industrial, engenharia mecânica e engenharia e gestão industrial.

Além das visitas a empresas de acordo com a área escolhida, o projeto TOP inclui outra atividade destinada aos alunos e alunas que já frequentam o ensino secundário, dando-lhes a possibilidade de entrevistar um profissional e/ou de o acompanhar durante umas horas no seu local de trabalho.

Inserido no Plano de Ação do Projeto Educativo Municipal, o TOP está a ser implementado em todos os agrupamentos de escolas da rede pública, no âmbito do Programa Municipal de Desenvolvimento Vocacional da Rede EsPSIS – Rede de Psicólogos/as Escolares do concelho de Valongo.

CÂMARA INVESTE 75.000 DE EUROS EM CARRO “STOP BURACOS”PARA ESTRADAS MUNICIPAIS

A Câmara Municipal de Valongo investiu 75.000€ num novo equipamento para reparar buracos nas estradas municipais – o STOP Buracos, que permite realizar intervenções rápidas e eficazes, de modo a garantir mais segurança rodoviária. Esta máquina para reparação de pavimentos betuminosos Patcher foi instalada numa antiga viatura do Município devidamente adaptada para o efeito.

As intervenções de reparação de patologias no pavimento serão realizadas em poucos minutos por funcionários municipais, sem necessidade de cortes do trânsito rodoviário e sem fresadora, mas com resultados satisfatórios.

Além destas intervenções realizadas com carácter de urgência, a Câmara Municipal de Valongo está também a renovar diversas artérias do concelho com recursos próprios, utilizando a técnica de recarga de tapete betuminoso.

No último ano, foram colocadas mais de 30.000 toneladas de betuminoso que permitiram renovar dezenas de arruamentos em todas as freguesias do concelho, designadamente em:

Campo – Rua S. Domingos, Rua 1º de Maio; Sobrado: Rua de Fijós, Travessa do Baldeirão; Valongo – Rua Pero Vaz de Caminha, Rua Ramalho Ortigão, Bairro do Calvário (Vários arruamentos interiores), Rua das Descobertas; Praceta da Ilha, Rua Almada Negreiros (parte), Rua da Ilha (parte), Escola Preparatória de Valongo (recinto da entrada); Alfena – Rua de S. João; Rua de S. Vicente (acesso à bomba de gasolina), Rua Nª Sª dos Remédios, Travessa Nª Sª dos Remédios, Rua Nª Sª da Ponte; Ermesinde: Rua Jaime Cortesão; Rua Jornal de Notícias; Rua Guilhermina Suggia; Rua 1º de Janeiro; Rua João Domingos Bomtempo; Rua Dr. João Rangel; Rua 1º de Dezembro; Rua Filipa de Vilhena (parte); Praceta Rainha Mariana Vitória

Texto: Lúcia Pereira (CMV) / EeTj

Fotos: CMV

01jun19

Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.