Menu Fechar

CUBA: UM PAÍS QUE CONDICIONA TUDO E TODOS!

Sabemos que Cuba é um país lindo com o calor abrasador… o Inverno cubano regista, em media. 32 graus e com 70 a 75 por cento de humidade. Praias fantásticas, a água à temperatura igual a um “jacuzzi”.

Vítor Lagarto

(texto e fotos)

Quando estamos a comprar uma viagem para Cuba, as agências de viagem não  nos informam tudo…. ou seja, todo os condicionalismos que nos oferece.
Não esqueça…quando viajar para Cuba de férias leve a carteira com  dinheiro… seja em Havana ou Varadero, tudo funciona com estratagemas  e condicionamentos para os turistas.

Em Havana, à porta dos hotéis, há dezenas de cubanos a tentar negociar quase tudo, se lhe damos confiança entram um pouco na nossa privacidade, mas também quero salientar grande respeito que têm pelos  turistas: basta arregalar os olhos e vão embora.

Se pensar em viajar para lá, sem conhecimento próprio, deixo aqui algumas sugestões, informações e  alertas para não ficarem   desconectados das vossas famílias, amigos, etc.

Falo, por experiência própria, pelo que do geral, 70% dos cubanos” não são simpáticos, prestam um mau  serviço e com muita lentidão. É caro e desproporcional, até porque a media  do ordenado é de 50 dólares mensais.

Quanto aos condicionalismos que o turista enfrenta, saiba que os pagamentos são efetuados só com cartões de crédito. De débito, nem pensar!
Levantamentos, Igual, com poucas caixas de multibanco, e algumas não dão dinheiro. Comer, é caro e pouco higiénico. Pouca simpatia.

Comunicações, é do pior que há, por isso fica desconectado, quase  nenhum restaurante tem Internet, nos hotéis sejam eles de três, quatro ou cinco estrelas em quase todos tem de comprar um cartão que dá para uma hora  com o custo de um  Cuco “é a Moeda para o turista” equivalente a 1.€e a comunicação é muito má, seja em Havana ou nos resorts de Varadero.

Para fazer alguma reclamação, pois isso não existe… e  chamar a Polícia tem de pagar 30.Cucos (30€).

Menos importante, mas também de salientar: se é fumador leve tabaco porque só  há três ou quatro marcas e o preço é quase igual ao nosso. No Aeroporto  vão ficar sem o vosso isqueiro, e não abuse na compra de charutos ou rum, se não tem o mesmo destino…

Cuba também tem coisas boas: “Charutos, Mojitos e carros dos anos 40 e 50”. Na Rua também tem uma Boa Segurança. Mas vale a pena investir numa viagem a Cuba?
Meu rico Portugal.

01set19

 

Partilhe:

2 Comments

  1. Vitor Lagarto

    Caro Amigo António Barata, sim eu tive esta má experiência….. Nós Jornal ETC e TAL estamos sempre atentos e a escrever verdades. Obrigado pelo comentário. um bem aja

  2. Antonio Barata

    Já me tinham dito que era assim mas ainda bem que tiveste essa experiência para alertar quem pensa que aquilo e um paraíso

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.