Menu Fechar

FEIRA DO LIVRO DO PORTO’19: O MUNDO EM DEBATE “SOB A ÉGIDE DO PENSAMENTO LÚCIDO” DE EDUARDO LOURENÇO NUM UNIVERSO LITERÁRIO DE MÚLTIPLAS INICIATIVAS CULTURAIS…

O pensador, filósofo e ensaísta Eduardo Lourenço será a figura central de mais uma edição da Feira do Livro do Porto que, dia 6 de setembro, abre portas na Avenida das Tílias, nos jardins do Palácio de Cristal. Serão 130 pavilhões, distribuídos por 10 livrarias, 46 editoras, seis distribuidoras e 21 alfarrabistas, que comporão, assim, um espaço aberto ao Livro, mas não só.

A programação do certame, comissariado pelo cronista, argumentista e programador Nuno Artur Silva, vai muito para além da mera aquisição de obras literárias, sendo que são diversas as iniciativas de índole cultural que até ao dia 22 de setembro, darão mais vida à vida que o emblemático espaço da cidade do Porto tem ao longo do ano, não só na Avenida das Tílias ou – já chamada por Rui Moreira –  Alameda dos Escritores, mas também na Biblioteca Almeida Garrett e na Capela de Carlos Alberto.

José Gonçalves                         Roberto L. Fernando

(texto)                                                  (fotos)

Apresentada no passado dia 27 de agosto, pelo presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, a Feira do Livro do Porto, que contabiliza seis edições no formato idealizado pelo edil, tem agendados diversos eventos, que Nuno Artur Silva, também na ocasião, deu a conhecer ao destacar os mais importantes.

Serão debates, exposições, cinema, lições, spoken word, sessões especiais, e oficinas, entre outras formas temáticas de divulgar e promover a Cultura, sempre “sob a égide do pensamento lúcido” de Eduardo Lourenço, que será oficialmente homenageado no dia sete de setembro, pelas 18 horas, com um encontro de Lídia Jorge e Nuno Artur Silva com o jornalista Carlos Magno para conversarem sobre o homem que ao longo dos anos questionou equacionando a identidade e a imagem do povo português.

Eduardo Lourenço entrará, assim, para a famosa “Galeria de Escritores” da Feira do Livro do Porto, onde se encontram nomes como os de Vasco Graça Moura, Agustina Bessa-Luís, Mário Cláudio, Sophia de Mello Breyner Andersen e José Mário Branco.

RUI MOREIRA: “A FEIRA DO LIVRO É MAIS QUE A VENDA DE LIVROS

“Quisemos fazer da Feira do Livro do Porto mais do que apenas venda de livros”, realçou Rui Moreira, como que fazendo uma chamada de atenção à forma como o certame tem vindo a ser desenvolvido nos últimos seis anos.

“Esta sexta edição decorre sob o pensamento, lucidez e voz únicas de Eduardo Lourenço, nesta Avenida das Tílias que é mais uma Alameda de Escritores”.

Salientando a realização de debates, sessões especiais e outras iniciativas sobre temas pertinentes, como a “Globalização e o Clima”, Rui Moreira destacou a presença na Feira do Livro, de “Arnaldo Antunes, um exponente da música brasileira, através dos Tribalistas, mas também um notável poeta e artista visual interventivo”.

O presidente da Câmara do Porto aproveitou a ocasião para revelar o orçamento para a realização certame, referindo que a autarquia destinou “622. 500 euros para a programação; 88 mil para o mobiliário e estruturas e 15 mil euros para a animação”.

NUNO ARTUR SILVA: “O PROGRAMA NÃO ESTÁ CENTRADO NA ARTE LITERÁRIA DE EDUARDO LOURENÇO MAS NO SEU PENSAMENTO

Por sua vez, o comissário da Feira do Livro, e responsável pela programação do certame deste ano, Nuno Artur Silva, destacou algumas iniciativas, não deixando antes de referir que o programa “será centrado não na arte literária de Eduardo Lourenço, mas no seu pensamento”. No fundo, “estamos a homenagear uma figura ímpar do pensamento” quando “se debate a identidade das comunidades”.

E relevou, destacando de muitos outros destaques, a realização de debates, com especial relevo para uma série de efemérides, “como os 50 anos da Chegada do Homem à Lua, os 20 anos do Euro para falar sobre a Europa ou os “500 anos da circum-navegação, que servirão para abordar questões maiores da Humanidade”, como frisou Nuno Artur Silva.

E uma das questões maiores da Humanidade, “como é a questão ambiental” terá também o seu espaço, “para pensarmos o nosso tempo”.

Nuno Artur Silva realçou também a presença do escritor espanhol Manuel Vilas, e, tal como Rui Moreira frisou, o encontro com Arnaldo Antunes “ um exponente da cultura brasileira” e ainda a “apresentação da performance da História da Europa narrada por Hugo Van der Ding”, entre outras referências de destaque nesta Feira do Livro que terá como Escritor Residente, Nuno Costa Santos.

OUTROS DESTAQUES

Mas outras referências há a ter em conta, e efetuadas pela organização, através do Porto.. Além de uma homenagem a Mário Cláudio pelos 50 anos de vida literária, com Martinho Soares e Ana Paula Arnaut, o pensador Boaventura Sousa Santos vai confrontar globalização com desglobalização, enquanto o painel formado por Nuno Ferrand de Almeida, Luísa Schmidt e Henrique Miguel Pereira vai questionar a “esperança de habitar a Terra“, sob a moderação de Arminda Deusdado.

Refiram-se ainda a exposição “Heroínas de histórias improváveis“, composta pelas ilustrações dos livros de António Jorge Gonçalves, e a conversa/espetáculo “O labirinto da saudade“, que reunirá o realizador Miguel Gonçalves Mendes, Pilar del Rio, Siza Vieira, Noiserv e Nuno Artur Silva numa sessão dedicada ao filme com o mesmo nome e centrado na vida e obra de Eduardo Lourenço. E os habituais lançamentos de livros e sessões de autógrafos, que completam a programação dos 17 dias do festival literário.

A IMAGEM IDENTITÁRIA QUE “INVADIU” A CIDADE…

As cores vermelha e verde, secundadas pelas preta e branca, dominam a nova imagem identitária da Feira do Livro do Porto para a edição deste ano.

Com uma apresentação expressiva, o festival literário em que o evento se vem tornando está a iniciar a produção dos vários suportes gráficos, sendo que a revelação da nova imagem – concisa, simples e impactante – chega nas próximas horas aos mupis e outros suportes de divulgação, na cidade e nos meios digitais.

Da responsabilidade do estúdio de design Dobra, a imagem selecionada para a Feira do Livro ’19 estiliza formatos de livros/volumes e sintetiza os eixos prioritários da programação, designadamente: cinema – concertos – debates – exposições – leituras – oficinas – spoken word. Além, claro, de apontar as datas (de 6 a 22 de setembro próximo) e o local que, como habitualmente, é os Jardins do Palácio de Cristal.

Texto: Porto. /EeTj

PAVILHÕES FEIRA DO LIVRO DO PORTO’19

1 CMP INFORMAÇÕES

2 CMP PUBLICAÇÕES MUNICIPAIS

3 MUSEUNSOARESREIS·CULTURANORTE

4 UNIVERSIDADE DO PORTO

5 CTT

6 ORDEM DOS ARQUITECTOS – OASRN

7 ASS JORNALISTAS HOMENS LETRAS

8 LIVRARIA POETRIA

9 LIVRARIA POETRIA

10 IMPRENSA NACIONAL CASA DA MOEDA

11 IMPRENSA NACIONAL CASA DA MOEDA

12 PUBLICAÇÕES MAITREYA

13 BOOK COVER EDITORA

14 UNIVERSIDADE LUSÍADA EDITORA

15 LEGIS – MAIS LEITURAS

16 IPSS 1

7 SMARLE

18 KALANDRAKA

19 ESTUDIO DIDACTICO · OQO EDITORA

20 DIDATIC BY EDICARE

21 4 ESTAÇÕES EDITORA

22 LIVRARIA TRAGA-MUNDOS

23 EDITORA URUTAU

24 DAFNE EDITORA · CIRCO DE IDEIAS

25 MATÉRIA PRIMA · EDUARDO AIRES

26 LIVRARIA FLÂNEUR

27 LIVRARIA FLÂNEUR

28 ESTRATÉGIAS CRIATIVAS

29 PUBLICAÇÕES JESUÍTAS

30 LUSODIDACTA

31 LUSODIDACTA

32 ORFEU NEGRO

33 ANTÍGONA

34 ANTÍGONA

35 ARMAZÉM 111

36 ARMAZÉM 111

37 EL CORTE INGLÉS

38 EL CORTE INGLÉS

39 PALMO A PALMO · BOOKTIQUE

40 PALMO A PALMO · BOOKTIQUE

41 PALMO A PALMO · BOOKTIQUE

42 MOSAICO PALAVRAS · CORDÃO LEITURA

43 EDITORA EDIÇÕES ESGOTADAS

44 DINALIVRO

45 DINALIVRO

46 RELÓGIO D’ÁGUA EDITORES

47 RELÓGIO D’ÁGUA EDITORES

48 RELÓGIO D’ÁGUA EDITORES

49 RELÓGIO D’ÁGUA EDITORES

50 CARDUME EDITORES

51 CARDUME EDITORES

52 SERVENSINO · BABEL

53 CLUBE DO AUTOR · PLT TANGERINA

54 SERVENSINO

55 PALAVRAS & RIMAS

56 PALAVRAS & RIMAS

57 BOOKI – LIVROS TÉCNICOS

58 BOOKI – LIVROS TÉCNICOS

59 LEMA D’ORIGEM EDITORA

60 PÁGINA CARMIM

61 CONVERGÊNCIA

62 LER DEVAGAR · ABYSMO

63 CALENDÁRIO DE LETRAS

64 CALENDÁRIO DE LETRAS

65 CALENDÁRIO DE LETRAS

66 LIVRARIA DO MERCADO

67 LIVRARIA DO MERCADO

68 PLANETA

69 ÂNCORA EDITORA

70 CENTRO ATLÂNTICO

71 CENTRO ATLÂNTICO

72 CHIADO GRUPO EDITORIAL

73 CHIADO GRUPO EDITORIAL

74 MINUTOS DE LEITURA

75 NOVA VEGA

76 EDITORIAL BIZÂNCIO

77 E-PRIMATUR & BOOK

78 ARIANA EDITORA

79 BOOKSMILE · FÁBULA

80 NASCENTE · FAROL

81 VOGAIS · INFLUÊNCIA

82 TOPSELLER

83 CAVALO DE FERRO · ELSINORE

84 HOMEM DOS LIVROS

85 LIVRARIA UTOPIA

86 LIVRARIA EXCELSIOR

87 ALFARRABISTA JOÃO SOARES

88 LIVRARIA MOREIRA DA COSTA

89 1870 LIVROS

90 ALFARRABISTA MARTINHO – LISBOA

91 NARRATIVÓBVIA – LIVROS ANTIGOS

92 LIVRARIA ALFARRABISTA VARADERO

93 SISTEMA SOLAR · DOCUMENTA

94 LIVRARIA SNOB

95 LIVRARIA MIGUEL DE CARVALHO

96 ANGELS FORMULA – ALFARRABISTAS

97 O SOTÃO DA TIA BECAS

98 LIV. PINTO DOS SANTOS · CÓLOFON

99 LIVRARIA DO SIMÃO

100 LIVRARIA SANTIAGO

101 ALFARRABISTA CALDEIRA

102 BRAGA ALFARRABISTA

103 ALFARRABISTA.EU

104 LIVRARIA CANDELABRO

105 BIBLIOGRAPHIAS

106 LIVRARIA LUMIÈRE

107 CULTURA EDITORA

108 ROTA DO LIVRO · EDIÇÕES TOTH

109 ROTA DO LIVRO · EDIÇÕES TOTH

110 EDITORA EXCLAMAÇÃO

111 IBOOK · BOOKS EVENTS

112 BERTRAND · QUETZAL · PERGAMINHO

113 ESFERA DOS LIVROS · ZERO A OITO

114 PRESENÇA · MARCADOR · MANUSCRITO

115 GRADIVA · SINAIS DE FOGO · GIRASSOL

116 HARPER COLLINS · EDIÇÕES 70 · ACTUAL

117 VÍCIO DAS LETRAS

118 BOCA AUDIOLIVROS · MARCO TAYLOR

119 LIVROS HORIZONTE

120 LIVROS HORIZONTE

121 EDIÇÕES PIAGET

122 EDIÇÕES PIAGET

123 EDIÇÕES SAÍDA DE EMERGÊNCIA

124 CHÁ DAS CINCO · DESASSOSSEGO

125 SELF EDITORA

126 AFRONTAMENTO · TEODOLITO · C. DAS ARTES

127 AFRONTAMENTO · TEODOLITO · C. DAS ARTES

128 AFRONTAMENTO · TEODOLITO · C. DAS ARTES

129 TINTA-DA-CHINA 130 TINTA-DA-CHINA

130 TINTA-DA-CHINA

RECORDANDO…

A Feira do Livro do Porto em 2015
Feira do Livro – 2017Foto: Pedro N. Silva (Arquivo EeTj)
Em.. 2017 (Foto: Pedro N. Silva)
Em 2107 (Foto: Pedro N. Silva)
Foto: Pedro N. Silva (Arquivo EeTj)
Marcelo Rebelo de Sousa na Feira do Livro (Foto Miguel Nogueira – Porto.)
Foto: Miguel Nogueira (Porto.)
Foto: JG
Em 2018 (foto: JG)
O ano passado (foto: JG)
Ainda em 2018 (Foto: JG)
Foto: Pedro N. Silva (Arquivo EeTj)

HORÁRIO DA FEIRA DO LIVRO’19

Semana: das 12 às 23 horas

Sábados: das 11 às 23 horas

Domingos: das 11 às 21h30

PROGRAMAÇÃO

Toda a programação, em cm-porto.pt/feiradolivro

01set19

 

 

 

 

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.