Menu Fechar

5.ª CONVENÇÃO INTERNACIONAL ARTES MARCIAS E DEFESA PESSOAL REALIZA-SE EM OVAR NOS DIAS 25 E 26 OUTUBRO

A 5.ª edição da Convenção Internacional de Artes Marciais e Defesa Pessoal organizada pela Associação Portuguesa Técnicas de Defesa Combate Urbano (APTDCU), que se vai realizar nos dias 25 e 26 de outubro, conta com a participação de mais de três dezenas de “grão mestres”, “mestres” e “monitores” de vários clubes portugueses e países como: Alemanha; Inglaterra; Espanha; Moçambique; Cabo Verde; Filipinas; Suiça; Nepal e Argentina. Um evento desportivo que contará igualmente com várias outras dezenas de praticantes das modalidades das artes marciais promovidas pela APTDCU.

Esta Convenção em que mais uma vez se vão destacar os combates, a gala e entrega de prémios, realiza-se desde a sua 1.ª edição no pavilhão desportivo de Arada, em Ovar, palvo em que se mantém, com apoios como o da Federação Portuguesa de Kung do TE (FPKDT).

Um tal evento desportivo que se vem consolidando tanto na componente da participação nacional, como internacional, está a ser o resultado do trabalho desenvolvido, promovido e organizado ao longo dos últimos anos pela APTDCU com sede em Ovar, liderada por João Botelho.

Estre os contributos de João Botelho, dirigente e reconhecido representante da modalidade de TDCU no país e no estrangeiro, destacam-se ainda algumas das suas mensagens que integram a chamada “Via dos Mestres”, como os dez “princípios” que em síntese devem nortear os praticantes das artes marciais. Em véspera de mais um momento de combates e convívio entre diferentes gerações de atletas proporcionado pela 5.ª Convenção, transcrevem-se tais mensagens elaboradas (como se pode ler na sua página do facebook) pelo Gran Mestre João Botelho:

-Respeito, Cortesia, Honra, Lealdade, Dignidade e Humildade.

-Não imites! Cria ou faz aquilo que tu sabes.

-Não confundas estilo com sistema, não te enganes a ti mesmo nem os outros!!!

-Sê um líder, não um ditador.

-Não critiques, olha para o espelho que deverias ter na tua frente.

-Quando criticares, pensa no teu anterior trajeto.

-Pratica uma arte, outra, outra e outra…, mas não saltes como um peixe fora de água, segue um caminho.

-Querer aprender não é pecado! Torna-se pecado querer obstruir a aprendizagem de alguém que quer ser como tu ou melhor.

-Não deixes que o brilho do sucesso de um ou outro dia da tua vida profissional ofusque o brilho da tua vida pessoal ou familiar.

-Tem respeito por ti, porque um dia podes ficar sozinho, nem os que te acompanham estarão por perto.

Texto: José Lopes

Fotos: facebook/João Botelho/TDCU

01out19

 

 

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.