Menu Fechar

Alimentos Vegetais Medicinais

Luís Filipe Silva

“Que a sua comida seja seu remédio e seu remédio seja sua comida”

Esta é uma frase inequívoca, o Pai da Medicina, conhecendo as propriedades dos alimentos vegetais, como frutas, verduras, cereais, plantas, sementes, flores, cascas, raízes etc.

Desde a sua origem, o homem está intimamente vinculado à Natureza procurando produtos da terra para curar as enfermidades, sendo este o primeiro recurso da saúde humana.

É a experiência de milhões de anos em que homem de hoje se baseia para dar, da forma mais natural possível, uma resposta que trate e ajude a tratar as enfermidades, através de uma alimentação rica em energia da terra e em nutrientes o mais isentos possível de substâncias nocivas, sendo de facto uma tarefa nada fácil, atendendo ao estado dos lençóis freáticos, o desequilíbrio do ecossistema e as atrocidades que se vão fazendo por todo o Mundo, com sementes e alimentos geneticamente transformados para possibilitar a produção em escala que, evidentemente, passa a produzir alimentos transgénicos, com riscos elevados para a saúde humana.

Tratando-se de uma situação global que se estende a toda a cadeia alimentar, devemos pelo menos tentar ajustar a nossa dieta por forma a minimizar o mais possível o impacto destas substâncias que “acompanham” os alimentos saudáveis no nosso prato.

Hoje falaremos dos alimentos vegetais, as suas características e indicações terapêuticas, mais tarde abordaremos outros tipos de alimentos que consumimos diariamente.

Atualmente, os ingredientes ativos destes produtos são cada vez mais conhecidos, descobrindo-se os efeitos terapêuticos, ou seja, as causas das suas propriedades medicinais, o que representa um grande avanço científico a favor da saúde humana que volta a valorizar o conhecimento e a matéria relacionada com o poder revitalizante e curativo dos alimentos.

É, pois, muito importante consumir esses alimentos regularmente e, especialmente, todos aqueles que têm propriedades terapêuticas reais, como as que irei expor abaixo:

Alcachofra – Contra problemas hepáticos, laxante, purificador do sangue, ajuda a baixar o colesterol, triglicerídeos e glicose, antiartrítico e antirreumático.

Cebola – É diurético, depurativo e anti-inflamatório.

Alho – São muito úteis contra o reumatismo, diminuem a pressão arterial, expulsam vermes e é um excelente desinfetante digestivo e circulatório. Um alimento muito reconhecido como purificador.

Rabanete – Hepatite. Protetor hepático muito depurativo, diurético, expetorante respiratório e muito rica em vitamina C.

 Cenoura – Rico em Betacaroteno, promove a visão noturna, um poderoso antioxidante e tónico, digestivo.

Tomate – É antiartrítico, estimulante hepático, depurativo e um dos vegetais mais ricos em vitaminas e minerais, especialmente potássio. De grande poder antioxidante, pelo que, pela sua contribuição no licopeno, acaba por ser um grande protetor contra o cancro.

Pimenta – Vermelha e madura é uma grande fonte de vitamina C, que excede até mesmo frutas cítricas; da mesma forma, tomates maduros e vermelhos. O tomate, contém licopeno, que é um potente antioxidante.

Batata – Antiartrítico, útil na gastrite com excesso de ácido estomacal e diurético.

Beterraba – Laxante, diurético e rico em minerais, especialmente ferro, importante fornecedor de ferro ao organismo.

Abóbora – Muito útil para eliminar parasitas intestinais (vermes) e para prostatite. Também ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue.

Espargos – Diurético natural extraordinário, rico em minerais, especialmente flúor, fósforo e potássio.

Aipo – Grande remineralizante, uma grande ajuda na hipertensão, ajuda ainda a diminuir o ácido úrico e o colesterol, muito depurativo e diurético.

Alface – Purificante, calmante do sistema nervoso, contra insónia e um bom alimento com poder laxante, ajudando em situações de prisão de ventre.

Óleo de Borragem – Purificante, diurético, indicado em processos infeciosos e com febre (gripe, tosse, faringite, etc.), o seu óleo ajuda a regular o sistema hormonal feminino.

Espinafre – Purificante, laxante e rico em sais minerais, especialmente em ferro, potencial alimento para situações de anemia e outros distúrbios do sangue.

Cardo Mariano – Com propriedades semelhantes à alcachofra, aperitivo, diurético e revitalizador do fígado (facilita a secreção e a qualidade da bílis).

Judeu Errante ou (Tradescantia zebrina) – Diurético, ativador do metabolismo da glicose no sangue e diurético, muito interessante no tratamento da Diabetes.

Leguminosas

Ervilha – Muito nutritivas e ricas em proteínas. Como a soja, é uma boa alternativa para vegetarianos ou para quem come pouca carne. Rico em fibras, muito adequadas para regular os níveis de colesterol e glicose.

Feijão – Fonte muito nutritiva e importante de proteínas, as vagens secas e cozidas são hipoglicémicas (baixam os níveis de açucares no sangue, rico em fibras.

Lentilhas – Rico em proteínas, ajuda a diminuir o colesterol e a glicose, ricas em ferro.

Grão de bico – O alto teor de fibras, que é muito útil para a obstipação, reduz o colesterol e o diabetes, rico em magnésio (protetor cardiovascular e muscular).

Soja – A lecitina de soja fornece fito – estrogénios, que regulam o fluxo hormonal feminino, reduzindo as ondas de calor e a perda de minerais na menopausa, ajuda a prevenir o cancro de próstata e feminino, bem como os do coração e do sistema circulatório, reduz o colesterol e triglicerídeos e limpa o fígado da gordura.

Trigo – Alimento muito energético devido à sua riqueza em fibras, é muito eficaz contra a obstipação e divertículos intestinais. Ideal para problemas nervosos durante os períodos de estudo. Devido ao seu conteúdo de fito estrogénio, reduz a possibilidade de sofrer de cancro de mama, útero e próstata, um poderoso antioxidante, pois é rico em selénio e vitamina E (especialmente o óleo de seu germe), ajuda a manter as artérias limpas, pode ser consumido em forma de grão ou farinha, mas sempre integral (pão integral) para que suas propriedades não sejam destruídas pelo processo de refinação.

Aveia – Muito energético e facilmente digerível, rico em vitamina B, útil para reduzir a ansiedade, estimula a glândula tiróide, ajudando todo o metabolismo.

 

Espero francamente que estas informações possam servir de ajuda a tratamentos caseiros e eventualmente ao aumento do conforto e da qualidade de vida de quem pretender experimentar, contudo, gostaria de deixar aqui um alerta importante:

No caso de os sintomas persistirem ou de não ver melhoria num espaço de tempo razoavelmente curto, não deixe de procurar ajuda de um profissional de saúde, o seu médico de família, um serviço de urgência ou um profissional de Terapias Não Convencionais (TNC), devidamente certificado pela ACSS – Administração Central do Sistema de Saúde, IP.

Fotos: pesquisa Google

01nov19

Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.