Menu Fechar

“Flor de Jasmim”

Weihua Tang

Assim que se ouve o tema, as pessoas irão lembrar-se de imediato da própria “flor de jasmim”, ou da sua beleza delicada, do seu cheiro delicioso, ou da sua cor divina. Por acaso, na China, temos um tipo de chá que se chama “flor de jasmim”. Esse chá é muito famoso pelas suas funções maravilhosas. Além de possuir as vitaminas ricas e muitos “elementos raros” para sustentar a nossa imunidade, também ganha a sua fama graças ao seu “efeito calmante”.

Coincidentemente, este efeito fabuloso é incrível, não só fisicamente, mas também psicologicamente e espiritualmente. Sabem porquê? Porque, afinal, a “Flor de Jasmim” é uma canção tradicional chinesa, típica, popular, especial, linda e é tão conhecida no mundo, tal como na China.

A canção “Flor de Jasmim” descreve que as flores de jasmim se abrem, e têm mais perfume no jardim e diz-nos que uma menina queria tirá-las, mas ela não tinha um coração duro para fazer isso. Portanto, a canção revelava que ela amava a natureza e a vida.

Esta canção “Flor de Jasmim” foi criada durante o fim da Dinastia Ming e foi crirculado durante o reinado de Qianlong (1735-1796), na Dinastia Qing. Naquela altura, o povo cantava uns com os outros, mas ninguém anotava a música e as letras. Até que, em 1942, He Fang, um músico militar, registou esta canção pela primeira vez, quando tinha apenas 16 anos. Acima de tudo, ele fez a revisão de a “Flor de Jasmim”. Daí  por diante, a canção tornou-se famosa em todo país.

Na China, quase toda a gente sabe e conhece a melodia de “Flor de Jasmim”. Mas, fora da China também é muito conhecida. Foi tocada, por exemplo, no encerramento das Olimpíadas de 2004, em Atenas, na Grécia; nos Jogos Olímpicos de 2008, na capital da China, Pequim; na Musikverein, na Áustria; na cerimónia de transferência de HongKong para a China; e, também, na cerimónia de transferência de Macau, etc. Em todos estes lugares se ouviu esta música extraordinária! Por isso, “Flor de Jasmim” é considerada como o segundo hino nacional chinês.

Além disso, “Flor de Jasmim” foi a primeira canção popular chinesa a ser divulgada na Europa. Em 1792, John Barrow, um inglês, ouviu esta canção, enquanto estava na China. Foi ele que a trouxe para a Europa. Em 1904, Puccini (1858-1924), um compositor italiano, utilizou a melodia de “Flor de Jasmim”, várias vezes, na ópera “Turandot”.

Contudo, o que me admirou e impressionou imenso, durante estes 16 anos, em Portugal, foi uma “transmissão musical” dos alunos de Mandarim de 2019, no IEFP. Foi esta equipa fantástica que me inspirou para cantarmos todos juntos “Flor de Jasmim”, na língua chinesa. O efeito foi sensacional, foi emocionante, foi entusiasmante, foi inacreditável! Foi o melhor momento em que os alunos portugueses puderam explicitar e compreender a essência da cultura chinesa. Por isso mesmo, canto com o meu coração e grande amor a nossa música “Flor de Jasmim” para demonstrar o meu agradecimento e a minha admiração a este grupo impecável!

Que bonita a flor de jasmim,

– Que bonita a flor de jasmim,

– Bonito e perfumado este ramo florido,

– Todos elogiam o seu perfume e beleza,

– Deixa-me colher-te e oferecer-te a toda a gente,

– Ó flor de jasmim

– Ó flor de jasmim!

01nov19

 

 

 

 

 

 

Partilhe:

2 Comments

  1. Anabela M.F.B. de Magalhaes de Caldevilla

    Minha querida Professora Candy
    Para nós, para este grupo de alunos eu arrisco-me a dizer que devem ter sido os melhores meses de aprendizagem em suas vidas. Transmitiste para o grupo uma energia de afectos, de compreensão, de respeito que fez com que tivéssemos tido aulas num ambiente único, onde reinou a alegria, a partilha, a amizade e o respeito por cada um de nós, tão diferentes mas ao mesmo tempo tão iguais.
    Estás e permanecerás nos nossos corações com eterna gratidão à vida que nos deu o privilégio de te ter tido como professora de Mandarim
    Bem Hajas … minha querida Candy! Cá estaremos para te ler, para te acompanhar e para te dizer que podes contar com cada um de nós e com todo o nosso carinho. Mil beijinhosssssssssssss

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.