Menu Fechar

Lasanha de pão

Numa destas tardes de outono em que o Sol é tão brilhante e quente, que mais parece estarmos no verão, reparei como hoje tanta coisa mudou. Quando era pequena adorava nesta altura do ano, correr pelo jardim e pisar todas as folhas secas que debaixo dos meus pés estalavam como castanhas a assar. Tardes magníficas, Na sua cadeirinha de baloiço a Avó Júlia fazia carapins de bebé, em lã, para oferecer para a venda de Natal de uma Instituição, que só ela sabia, e assim as nossas tardes iam passando; numa delas o telefone tocou, do outro lado uns amigos diziam que iam lá casa jantar para por a conversa em dia. A Avó Júlia preocupada disse:
– Que surpresa! Não tenho nada para jantar. Oh, céus. Ah! Já sei…

De repente a Avó Júlia foi à despensa e ao frigorífico e… milagre dos Milagres. Resolveu logo o problema, única e simplesmente, com o que tinha disponível e que geralmente todas as pessoas têm em casa. É nestas horas que a nossa imaginação inventa uma fácil, rápida, bela e saborosa refeição, de última hora!

LASANHA DE PÃO DE FORMA

Grau de dificuldade       fácil

Custo   económico

Tempo preparação        20 minutos

Tempo cozedura           Só Gratinar

Número de doses         6/8  

Ingredientes

1- Pão de forma sem côdea.
1- Embalagens de molho Bechamel.
1- Frasco médio de tomate concentrado.
500gr. (ao todo) Fiambre, presunto fatiado, bacon em cubos, chouriço (se lhe sobrou carne assada ou frango, desfie-o e pode aproveitar)
500gr de queijo Mozzarella
Leite morno (para humedecer as fatias de pão)
1 – colher cheia de margarina
1 – Fio de Azeite
1 – cebola ralada ou picada finamente.
5 – Alho (dentes) +/-
Pimenta preta, (orégão), coentros e salsa, sal. (o tempero é a seu gosto)

Preparação

Numa caçarola coloque o azeite e a margarina, deixe derreter em lume brando, acrescente a cebola, e o tomate concentrado, deixe cozinhar um pouco, quando a cebola estiver transparente, já pode juntar o molho Bechamel, os temperos, os coentros a salsa tudo picado finamente. Deixe cozinhar por 2 minutos. Reserve.

Num pyrex ou louça refratária, que possa ir à mesa, coloque uma camada abundante de molho de tomate. (Já se vende em pacotinhos)
Espalhe as fatias de pão humedecidas no leite.
Coloque algumas das fatias das carnes que reservou, queijo Mozzarella e molho que preparou anteriormente, de maneira a intercalar três camadas de pão, carnes, queijo e molho. A última camada deve ser de queijo Mozzarella, abundantemente,

Leve ao forno em calor médio, até o queijo gratinar.
Pode decorar com folhinhas de coentro e manjericão. Sirva ainda quente,

Para acompanhamento, sirva uma boa salada de alface e outras ervas, tomate cereja e algumas nozes ou amêndoas fatiadas. Tempere.

Dica: Use vinagre balsâmico, ou vinagre de maçã (sidra) é um remédio muito eficaz para a saúde digestiva. Ajuda a aliviar a prisão de ventre, melhora a digestão, e até ajuda a perda de peso.

– Na cozinha dê largas à imaginação, não tenha receio de experimentar, pois é aí que está o prazer de cozinhar.

Carmen Navarro

(texto e confeção)

Fotos: pesquisa Google

 

PS: Pedimos desculpas pelas fotos serem de dimensões diferentes, mas as pesquisas, às vezes, têm destas coisas… 

01nov19

 

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.