Menu Fechar

Vela – JOVENS DO PORTO SAGRAM-SE VICE-CAMPEÕES MUNDIAIS DE “SNIPE” NO ESCALÃO JÚNIOR

Os jovens atletas portuenses Mafalda e Tomás Pires de Lima sagraram-se no fim-de-semana de 05 e 06 de outubro último, vice-campeões do Mundo Júnior da Classe Snipe, no campeonato que decorreu em Ilhabela, próximo de São Paulo, no Brasil.

Atletas do Clube de Vela Atlântico que praticam vela nas águas da Frente Atlântica desde os 10 anos de idade, Mafalda (de 21) e Tomás (de 19 anos) conquistaram já 12 medalhas a nível europeu e mundial, em dupla, individualmente ou com outros velejadores. Já em 2017 e em 2016, foram vice-campeões do Mundo de Juniores da Classe Snipe.

Desta vez, a representação portuense enfrentou uma verdadeira “Armada brasileira” no campo de regatas de Ilhabela, onde o campeonato contou com nove regatas disputadas nos últimos dias. Mafalda e Tomás foram a tripulação que somou o menor número de pontos ao longo do campeonato, mas o habitual “descarte” de piores resultados deu o título aos velejadores do Rio de Janeiro Gustavo Abdulklech e Leonardo Motta.

Uma gripe da Mafalda e o desconhecimento do barco alugado em que navegaram constituíram o principal obstáculo para alcançar o desejado título mundial de campeões, não ficando todavia de mãos vazias dada a sagração de vice-campeões.

Além disso, a competição recomeça amanhã com o escalão máximo do Campeonato do Mundo. Estarão presentes cinco das anteriores duplas campeãs do Mundo, num dos eventos mais competitivos de sempre e em que a Mafalda e o Tomás têm por objetivo superar o anterior 14.º lugar obtido no último Mundial.

De realização bienal, o Mundial de Snipe, cuja última edição foi disputada em La Coruña (Espanha) em 2017, está a decorrer em Ilhabela até 12 de outubro e reúne mais de 80 duplas de 12 países na Escola de Vela Lars Grael. Além de Portugal, participam velejadores de Argentina, Bélgica, Brasil, Cuba, Espanha, Estados Unidos, Itália, Japão, Noruega, Peru e Uruguai.

Texto: Porto. / EeTj

Foto: Matias Capizzano (Porto.)

01nov19

 

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.