Menu Fechar

Em Portugal são 4,5 milhões os que residem em cidades

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística – INE, em 2018, residiam em Portugal 4 457 358 indivíduos, distribuídos por 159 cidades – o equivalente a 43.4% da população nacional.

Em concelhos como Porto, Lisboa, Funchal e Porto Santo a totalidade da população reside em cidades. Já em Penafiel e Alcobaça, apenas 14.9% e 13.0% reside neste tipo de aglomerado.

Do total de concelhos do país, 174 não tem nenhuma cidade e 71 concelhos as cidades atraem menos de 50% da população residente. Em 63 concelhos a maioria da população reside em cidades.

Lisboa é a cidade mais populosa do país, com cerca de 553mil residentes, seguida de Porto (com cerca de 238 mil residentes), Vila Nova de Gaia (187 mil), Amadora (175 mil) e Sintra (155 mil).

Entre os concelhos com cidades mais populosas, Sintra é aquele onde uma percentagem mais baixa da população reside em cidades, representando 39.9% do total concelhio, abaixo da média nacional.

O concelho de Paredes é o que possui um maior número de cidades, quatro, e nos concelhos de Gondomar, Matosinhos, Santa Maria da Feira, Valongo e Vila Franca de Xira localizam-se três cidades.

Texto: INE /EeTj

Foto: pesquisa Bing

01dez19

 

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.