Menu Fechar

NATAL DAS LUZES JÁ CHEGOU AO PORTO PARA DAR VIDA E COR A OITENTA ZONAS DA CIDADE! NO CENTRO, A IMPONENTE ÁRVORE DE NATAL É O ATRATIVO DAS FESTAS…

O Natal das Luzes já chegou ao Porto. Este ano, um total de 80 locais da cidade (avenidas, ruas, praças e jardins) estão iluminados por mais de 2,4 milhões de microlâmpadas LED, de baixo consumo, ligadas por quase 26 quilómetros de cabos. A Árvore de Natal, por seu turno, tem 31.600 lâmpadas espalhadas pelos seus 30 metros de altura.

E foi ontem, dia 30 de novembro, que se iniciaram, oficialmente, os festejos natalícios na Invicta. O momento foi assinalado na Avenida dos Aliados com uma grande festa que incluiu vários momentos de animação ao longo da tarde, como as atuações de Agir, Ana Bacalhau, Irma, Matay e a banda The Lucky Duckies. As luzes e a Árvore de Natal acenderam-se pelas 18 horas com um espetáculo multimédia especialmente produzido para este momento.

Aberta a população, a festa teve epicentro nos Aliados, mas as propostas de animação estenderam-se a praticamente toda a Baixa da cidade, sendo a música o fio condutor de um vasto programa de atividades que culminaram com o momento de ligação das luzes e a inauguração da Árvore de Natal, erguida como habitualmente na Praça do General Humberto Delgado, em frente ao edifício dos Paços do Concelho. Decorada com 31.600 lâmpadas de LED, a árvore gigante, que já está em fase de montagem, terá 30 metros de altura por 12 metros de diâmetro, pesando cerca de 16,4 toneladas.

Animação desde o início da tarde

Para dar início ao espírito de Natal na cidade, houve performances, concertos, paradas e coros itinerantes, entre outras surpresas, a animar as ruas da Baixa.

Como a que a “Dar corda ao Natal”, um coro de oito elementos partiu dos Aliados em direção aos Clérigos, Largo do Amor de Perdição, Cordoaria, Praça de Carlos Alberto e Rua de Cedofeita, interpretando um reportório eclético e alusivo à quadra.

Por sua vez, um grupo de quatro Soldadinhos de Chumbo animou o centro da cidade com os seus instrumentos musicais, saindo da Rua Formosa às 15 horas para percorrer as ruas de Santa Catarina e de 31 de Janeiro, rumo aos Aliados. Pelas 16 horas, houve ainda tempo para um divertido espetáculo apresentado pelo mímico chileno Mimo Huenchulaf, na Praça da Liberdade.

Mercados de Natal e pistas de gelo

Mercadinho na Praça dos Poveiros

Ontem, dia 30, foram também inauguradas as duas pistas de gelo natural que vão funcionar na cidade até 12 de janeiro. Na Praça de D. João I, a pista abriu logo às 10 horas, enquanto na Rotunda da Boavista, onde volta a estar instalada a Praça da Fantasia, o gelo começou a ser “quebrado” a partir das 11 horas. Hoje, as duas pistas vão ter acesso gratuito durante o período da manhã, até às 13 horas.

Ainda na manhã de ontem, assinalou-se também a abertura dos três Mercados de Natal apoiados pelo Município: o Mercado da Alegria, que ocupará o Largo de Santo Ildefonso e a Praça da Batalha (até 31 de dezembro); a feira de artesanato Artes e Ofícios do Porto, localizada na Praça dos Poveiros (até 23 de dezembro); e a Artesanatus Porto, que neste ano se estreia no Jardim de São Lázaro (até 22 de dezembro).

A inauguração da Árvore de Natal de outros ângulos, pelo “Porto.”…

O Natal dos mais pequenos espera por muita animação no interior da… Árvore

Foto: João Queirós (Porto. – Arquivo)

O interior da Árvore de Natal da cidade, instalada na Praça do General Humberto Delgado, frente à Câmara do Porto, vai ser o palco mágico de um conjunto de espetáculos especialmente dirigidos ao público infantil.

Histórias musicadas, contos infantis e um teatro de marionetas inspirado numa lenda do norte de Portugal são as propostas a apresentar ao longo da quadra natalícia naquele espaço, que tem acesso gratuito.

O convite é especialmente dirigido aos mais pequenos, para que entrem neste cenário mágico e participem em cada um dos espetáculos que serão apresentados nas tardes de sábado e domingo, como que a preparar a chegada do Natal.

Nos dias 1 e 7 de dezembro, as histórias vêm embrulhadas com música e são apresentadas em sessões duplas, às 16 e às 18 horas, pelo coletivo O Som do Algodão. Cada momento inclui quatro histórias que prometem transportar as crianças numa viagem pelo mundo das palavras e das emoções, onde a música e a narração se fundem para criar um ambiente de suspense e aventura, sempre com o Natal como inspiração.

O programa de cada uma destas sessões, com duração aproximada de 45 minutos, inclui:

– “Máquina de Embrulhar Poemas”, espetáculo sensorial e musical inspirado na obra poética de Sophia de Mello Breyner Andresen, Matilde Rosa Araújo, Guerra Junqueiro, Fernando Pessoa, Eugénio de Andrade ou Manuel António Pina;

– “Contos de Natal (des)Baralhados”, uma sessão onde os contos de Natal são baralhados e desencontrados;

– “ZPLIM!! Dia e Noite rumo ao Polo Norte!”, que conta a história de duas irmãs (Dia e Noite) numa viagem à volta do Mundo rumo ao Polo Norte;

– “Uma História de Natal no Centro da Terra”, conto musicado sobre a incrível viagem do Pai Natal e a sua trupe de renas e duendes ao centro da Terra.

Presença habitual no Natal do Porto, Saphir Cristal será a contadora oficial de histórias nas tardes de 14 e 21 de dezembro, também em sessões duplas, com início às 16 e às 18 horas. Este ano, Saphir Cristal traz consigo uma mala cheia de pequenos, grandes e curiosos objetos, que inspirarão várias histórias que se ouviam na infância, com bobos, reis e varinhas, mas também lobos, princesas e velhinhas. Um mundo imaginário de histórias quentes para aquecer os dias de inverno.

Para encerrar este ciclo, há ainda um espetáculo de marionetas que será apresentado pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora , ao final da tarde de 22 de dezembro. Inspirado num conto tradicional do norte de Portugal, “Bzzzoira Moura” conta a história de uma jovem moura encantada por um feitiço e aprisionada por uma criatura sedenta de ouro. Terá esta história um final feliz?

Programa

01/12 | 16h00 e 17h30 > “Histórias com música lá dentro” – O Som do Algodão

07/12 | 16h00 e 18h00 > “Histórias com música lá dentro” – O Som do Algodão

14/12 | 16h00 e 18h00 > “A Contadora de Histórias” – Saphir Cristal

21/12 | 16h00 e 18h00 > “A Contadora de Histórias” – Saphir Cristal

22/12 | 18h30 > “Bzzzoira Moura” – Teatro e Marionetas de Mandrágora.

Luzes e cor um pouco por toda a cidade

Este ano, mais de 2,4 milhões de microlâmpadas LED, de baixo consumo, dão luz e cor a 80 avenidas, ruas, praças e jardins da cidade, transformando este Natal no mais iluminado de sempre no Porto.

O projeto global de iluminação alargou este ano o seu âmbito a 20 novas localizações, chegando pela primeira vez ao Quarteirão de Miguel de Bombarda, às praças da República e de Guilherme Gomes Fernandes, à Avenida de Fernão Magalhães, às ruas da Boavista e do Doutor Antunes Guimarães, ao Largo do Padrão, mas também às ruas da Firmeza, dos Caldeireiros, de Sá Noronha, da Igreja da Areosa, de Augusto Luso, da Assunção, de Cândido dos Reis, de Santa Teresa e de Vale Formoso.

A definição destes e de outros locais foi articulada entre a Câmara Municipal e a Associação de Comerciantes do Porto, tendo em atenção os fluxos de público pelas zonas de maior presença de comércio tradicional e os pontos de interesse da cidade durante esta época festiva.

A solução global de decoração tem o branco como cor predominante, sendo conjugada com detalhes em azul, verde e vermelho. Estrelas de vários feitios, árvores, presentes, velas e pormenores circulares são as formas mais frequentes na ornamentação.

No total, serão utilizados 1.045 suportes decorativos (aéreos e laterais) e mais de 26 quilómetros de cabelagem, num investimento que supera este ano os 375 mil euros. A maior parte da instalação das luzes está já concluída, faltando apenas ultimar a Árvore de Natal, que começou esta semana a ser erguida na Praça do General Humberto Delgado, em frente ao edifício dos Paços do Concelho.

ILUMINAÇÕES DE NATAL… ZONA POR ZONA

ZONA 1

Rua de Sampaio Bruno; R. de Santa Catarina; R. de Sá da Bandeira; R. Fernandes Tomás; R. do Bonjardim; Largo de Tito Fontes; R. do Bolhão

ZONA 2

Rua de 31 de Janeiro; R. das Carmelitas; Largo dos Lóios; R. dos Clérigos; Praça Gomes Teixeira (Leões)

ZONA 3

Praça Almeida Garrett; Av. de Dom Afonso Henriques; Av. de Vímara Peres; R. de Chã (Largo); R. do Loureiro; R. das Flores; R. de Mouzinho da Silveira; R. de Ferreira Borges; Largo de São Domingos; Rua de Dr. Sousa Viterbo

ZONA 4

Praça de Carlos Alberto; R. de Cedofeita; R. das Oliveiras

ZONA 5

Rua da Alegria; Praça dos Poveiros; R. de Passos Manuel; R. de Santo Ildefonso; Praça da Batalha

ZONA 6

Rua da Formosa; R. de Alexandre Braga

ZONA 7

Rua de Ramalho Ortigão; Praça de Filipa Lencastre; R. de Ceuta; Rua do Almada

ZONA 8

Praça do Marquês; R. da Constituição; R. de Costa Cabral; R. de Antero de Quental; R. de João Pedro Ribeiro; R. de Damião de Góis

ZONA 9

Rua de Júlio Dinis; Parque Itália (R. Júlio Dinis); Praça de Mouzinho de Albuquerque (Rotunda da Boavista)

ZONA 10

Avenida de Rodrigues de Freitas; R. do Heroísmo; R. do Freixo; R. da Estação

ZONA 11

Rua de Martim Moniz; R. do Diu; R. da Senhora da Luz

ZONA 12

Praça do Exército Libertador (Largo do Carvalhido); R. de Oliveira Monteiro; R. da Prelada; R. da Natária; R. do Carvalhido

ZONA 13

Jardim da Cordoaria

ZONA 14 (nova)

Rua de Sá de Noronha

ZONA 15 (nova)

Rua da Igreja da Areosa

ZONA 16 (nova)

Rua da Firmeza

ZONA 17 (nova)

Rua de Augusto Luso

ZONA 18 (nova)

Rua da Assunção

ZONA 19 (nova)

Rua do Doutor Antunes Guimarães

ZONA 20 (nova)

Rua de Cândido dos Reis; R. de Santa Teresa; Praça Guilherme Gomes Fernandes

ZONA 21 (nova)

Rua dos Caldeireiros

ZONA 22 (nova)

Largo do Padrão

ZONA 23 (nova)

Rua de Vale Formoso

ZONA 24 (nova)

Rua da Boavista

ZONA 25 (nova)

Avenida de Fernão Magalhães

ZONA 26 (nova)

Praça da República

ZONA 27 (nova)

Túnel de Ceuta (entrada)

ZONA 28 (nova)

Rua de Miguel Bombarda; R. do Rosário; R. do Breiner; R. de Adolfo Casais Monteiro

ZONA 29

Praça General Humberto Delgado; Avenida dos Aliados; Praça da Liberdade.

 

Texto: GCPCMP / EeTj

Fotos: José Gonçalves / Arquivo Etc e Tal jornal

01dez19

 

 

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.