Menu Fechar

Ninhos Recheados

Na Primavera as flores despontaram num festival de mil cores, os seus perfumes inundaram a minha janela que dá para o jardim, de manhã cedo ou ao fim da tarde quente, a passarada alegremente cantava e estas são as mais belas áreas.

Um dia fiz uma casinha de madeira fininha com o telhado pintado de amarelo e as paredes vermelhas, pendurei-a na árvore do fundo, mas para meu espanto, nem um dos passarinhos fez lá ninho. Numa das paredes altas que é toda coberta de heras, muito juntinhas e entrelaçadas, um passarinho com muita azáfama ia para lá com uma palhinha no bico, saía de trás das folhagens, e voava, para regressar com mais uma palhinha e assim construiu lá o seu ninho.

Neste Outono fui espreitar e lá está o ninho abandonado, redondinho é uma obra de arte. Ao olhar tamanha perfeição, tão redondinha, lembrei-me, também vou fazer ninhos!

NINHOS RECHEADOS

Grau de dificuldade       fácil

Custo   económico

Tempo preparação        15 minutos

Tempo cozedura           35 minutos

Gratinar + 5minutos

Número de doses         4

(Para mais doses basta aumentar as quantidades)

O Macarrão Ninho já se vende em pacotes. Este é uma receita extremamente fácil e rápida de preparar e é deliciosa, tem um sabor maravilhoso. Os ninhos podem ser recheados com o que lhe apetecer, bacalhau, esparregado com bacon, ou outro legume, fica muito bem com recheio de carne e um pouco de chouriço ou outro qualquer enchido. O importante é o molho. Resultado: chorar por mais!

Ingredientes

8 Ninhos de Macarrão

4 fatias –  Presunto fatiado

4  Fatias de bacon

4 fatias de queijo Mozzarella

1 Requeijão cremoso e fresco

1 saquinho de queijo ralado Mozzarella ( ou Parmesão)

1 Raminho de Coentros (picadinhos)

3 (dentes) Alho (picadinhos)

1Frasquinho ou caixinha de molho de tomate (pode ser caseiro)

 ½ litro de água a ferver +/-

Orégãos, Pimenta, uma pitada de sal (o tempero é a seu gosto)

Preparação

Primeiro ligue o forno e deixa aquecer a 180º.

Numa caçarola, misture o molho de tomate com ½ litro de água a ferver, tempere com todos os temperos sugeridos e os dentes de alho finamente e junte ao molho. Deixe ferver um pouco. Reserve.

Estenda na tábua da cozinha uma fatia de queijo Mozzarella, o bacon e o presunto por cima. Faça rolinhos e corte cada rolinho ao meio para obter oito bocadinhos.

Deite metade do molho já preparado num tabuleiro refratário ou pyrex. Coloque os ninhos em cru, separados uns dos outros. No meio de cada um deite uma colher de (sobremesa) de requeijão, de seguida no meio de cada ninho, por cima do requeijão um rolinho de presunto, bacon e queijo. Deite um pouco de queijo Mozzarella ralado por cima.

Sem cobrir totalmente os ninhos, deite o restante molho. (Pode regar um pouco por todo) Cubra com papel de alumínio e leve ao forno por 35 minutos. A meio deste tempo, regue os ninhos um pouco com o molho, volte a tapar com o papel alumínio. Ao fim do tempo abra o alumínio e regue os ninhos com o molho do fundo do tabuleiro. Deite o restante queijo ralado por cima de cada um dos ninhos, e deixe gratinar destapado. (3 minutos +/-)

Por fim salpique com os coentros picados miudinho.

Acompanhe com uma salada de ervas variadas: Pode levar; alface, coentros, milhos, raspinhas de cenoura, rabanetes cortados fininho, algumas nozes e azeitonas (sem caroço), agrião miúdo, tomate cereja ou outro. O importante é que coma verduras pois são muito vitaminadas ajudam no trânsito intestinal e não engordam…

Deite algumas gotinhas de vinagre Balsâmico ou de Modena, evite colocar sal.

Dicas: Se não aprecia o gosto do queijo Mozzarella ralado, pode substituir por queijo ralado Parmesão. Fica com um gosto mais forte. Também fica bom!

Foto: pesquisa Google

– Tenha sempre em vasinhos, ervas aromáticas essenciais na cozinha, tais como: Alecrim, Manjericão, Orégãos, Segurelha, Salsa, Coentros, tomilho, muitas destas ervas podem ser colocados no mesmo vaso. O sabor de ervas frescas é inconfundível e mais saudável.

Carmen Navarro

(texto)

Na próxima vamos falar de que ervas podem ficar junto ou separado no mesmo vaso, controle de luz e frequências das regas.

Bom Apetite!

Fotos: Bruna Nunes

01dez19                                                                  

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.