Menu Fechar

PONTE DE LIMA – “VERTIGEM (IR)REVERSÍVEL” FOI O JARDIM MAIS VOTADO PELO PÚBLICO NO CONCURSO INTERNACIONAL DE 2019

Os visitantes do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima 2019, 15ª edição sob o tema “Os Jardins do Fim do Mundo” votaram maciçamente no Jardim “Vertigem (IR) Reversível” que nos reporta para uma viagem até ao juízo final.

De autores portugueses, a conceção da ideia pertence a dois jovens investigadores, naturais de Barcelos, que em comum partilham a paixão pela jardinagem amadora. E sobre a sua criação consideram que retrata uma “viagem metafórica ao juízo final, onde no purgatório somos confrontados com a dicotomia resultante da nossa inação, quando restam dois minutos para a meia-noite, ou catástrofe global. Mas resta ainda esperança, caso deixemos de ignorar os pecados do capital.”

Quase como sendo premonição, o jardim mais votado, vai continuar em exposição na 16ª edição do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, em 2020, enquadrando-se no tema escolhido “As Religiões nos Jardins”.

A segunda preferência do público recaiu sobre o “Jardim da Amizade” que reflete um jardim rico em elementos da cultura oriental com apontamentos da cultura portuguesa. Este jardim, tem o intuito de enaltecer as relações entre Portugal e China, reconhecendo o seu valor cultural e histórico. Dá relevo também à coragem dos Portugueses em navegar por mares desconhecidos e conhecer outros povos e também à fusão com as tradições Chinesas. Cada elemento contemplado neste jardim tem um significado histórico e cultural para os macaenses, chineses e portugueses.

CÂMARA MUNICIPAL RENOVOU PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO COM DEZASSEIS IPSS DO CONCELHO

Considerando que uma das competências das autarquias locais, no âmbito das atividades de interesse municipal é apoiar ou comparticipar, pelos meios adequados ações de natureza social, a autarquia limiana renovou os Protocolos de Cooperação anuais com dezasseis IPSS – Instituições Particulares de Solidariedade Social do Concelho.

Este apoio financeiro representa um investimento no valor total de 82.100,00€, e “enquadra-se numa estratégia prioritária da autarquia, que procura qualificar as respostas por estas instituições, assim como diversificar, rentabilizar e aumentar a cobertura dos equipamentos sociais do Município” disse o Presidente Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Victor Mendes.

O autarca realçou ainda o “trabalho notável das instituições, apoiando uma faixa da população mais vulnerável (…) este conjunto de protocolos abrange mais de 700 utentes, de 16 IPSS, permitindo aos agentes locais de intervenção social o apoio necessário.”

Esta concessão impacta diretamente um total de 771 utentes, das seguintes instituições: Centro Social e Paroquial – CSP de Gandra; CSP de Beiral; CSP de Santa Maria dos Anjos; CSP de Fontão; CSP de Calheiros; CSP de Rebordões Santa Maria; CSP de Santa Cruz do Lima; CSP de Correlhã; CSP de Fornelos, CSP da Facha; Casa do Povo de Vitorino dos Piães; Lar Casa Magalhães; Casa de Caridade; Centro Comunitário de Refoios; ALTI Cepões – Associação de Lazer e Terceira de Idade e a AAPEL- Associação dos Amigos da Pessoa Especial Limiana.

MUNICÍPIO LIMIANO COM MELHOR EFICIÊNCIA FINANCEIRA DO DISTRITO

O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2018 recentemente publicado, apresenta uma análise económica e financeira das contas dos municípios relativas ao exercício económico daquele ano.

De acordo com os dados publicados, Ponte de Lima é única autarquia do Distrito de Viana do Castelo posicionada no ranking global dos 100 Municípios com melhor eficiência financeira, ocupando o 32.º lugar dos municípios da sua dimensão ao nível do País, tendo subido dois lugares relativamente a 2017. Estes factos vêm demonstrar, uma vez mais, o bom desempenho relativamente à gestão económica e financeira dos dinheiros públicos.

“CREACTIVITY”: PROJETO EDUCATIVO SOBRE RODAS CHEGA A PONTE DE LIMA … DIAS 12 E 13 DE DEZEMBRO

Foto: pesquisa Google

O Município de Ponte de Lima acolhe o espaço itinerante “Creactivity” nos próximos dias 12 e 13 de dezembro. Trata-se de um projeto pedagógico que poderá ser visitado por grupos escolares do ensino básico e secundário, de forma gratuita.

Desenhado pelo BPI e pela Fundação “la Caixa”, o autocarro que acolhe o projeto, estará estacionado na Rua Dr. Ferreira Carmo, numa iniciativa com colaboração da Câmara Municipal de Ponte de Lima.

Segundo a organização, esta “unidade móvel totalmente adaptada para facilitar o acesso e a participação das pessoas com mobilidade reduzida”, propõe “um contexto inovador de aprendizagem inspirado no movimento Tinkering do Exploratorium de São Francisco”.

Esta abordagem consiste na combinação de tecnologias digitais e físicas para o design criativo, e para a construção e personalização de objetos e artefactos com finalidade lúdica ou utilitária.

Desta forma, o projeto educativo convida os mais novos, a “encontrar soluções originais para problemas simples, incentivando as crianças e os jovens (…) a aprender com os seus próprios erros, potenciando assim a inovação através da experimentação e do pensamento crítico”.

Destinado a jovens dos 6 aos 16 anos, para além de grupos de familiares, o espaço possui diferentes áreas, e workshops, para implementar diversas habilidades: a área da Mecânica, com espaços para engrenagens, mecanismos, mármores e máquinas de pinball; a área do Vento, com tubos de vento; a área da Eletricidade; e a área da Luz, com o sistema de stop motion.

Os ateliês direcionados à comunidade educativa têm uma duração estimada de 90 minutos, e são acompanhados por um monitor através de um processo de criação em que os adultos também são convidados a participar. Das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 19h00, mediante reserva prévia, esta atividade lançada pela EduCaixa, poderá ser visitada de forma gratuita.

LER MAIS NOTICIÁRIO SOBRE PONTE DE LIMA NAS SECÇÕES “CARTAZ” E “ACONTECEU

Texto e fotos: Gabinete Terra / EeTj

01dez19

 

 

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.