Menu Fechar

RUA DE CAMÕES COM DOIS SENTIDOS E OUTRAS ALTERAÇÕES DE REGISTO…

A empreitada de beneficiação da Rua de Camões, culminou há dias com a adoção do duplo sentido de circulação automóvel. A intervenção, que envolveu o reajustamento da circulação em artérias adjacentes, suporta assim um novo esquema de escoamento do trânsito a partir do centro da cidade, contrariando o entupimento crónico de algumas ruas da Baixa.

Assim, os automóveis que se dirijam para Norte passam a beneficiar de uma alternativa à Rua de Faria de Guimarães, sendo que as melhorias serão significativas tanto para os condutores que tenham como trajeto a Rua da Constituição em direção a Poente, como para os que sigam em direção à Via de Cintura Interna (VCI), Marquês, Costa Cabral ou Latino Coelho.

Detalhadamente, a via de subida pela Rua de Camões terá como destino privilegiado a zona Norte/Amial e Poente/Boavista (via Constituição), enquanto que a Rua de Faria Guimarães terá como destino indicado a zona Norte/VCI-Asprela e Nascente/Marquês-Antas.

Além do mais, ao definir dois sentidos de trânsito para a Rua de Camões, a autarquia resolve problemas de engarrafamento frequentes por estacionamento abusivo em segunda fila. Nesta nova configuração, mantêm-se lugares de estacionamento no sentido ascendente, com alguns especificamente reservados a “cargas e descargas”, como indica a informação já inscrita no pavimento.

Com esta empreitada e as respetivas alterações de trânsito, o Município do Porto estima uma redução de cerca de 30% no volume de tráfego na Rua de Faria Guimarães, o que terá como efeito uma maior fluidez neste eixo e, consequentemente, menos congestionamento e menor sinistralidade rodoviária.

Trajetos das linhas da STCP

As alterações à circulação automóvel na Rua de Camões implicam também uma revisão dos trajetos das linhas da STCP que utilizam esta artéria. Assim, a frequência da linha 703 na direção Sonhos – Cordoaria é assegurada de 30 em 30 minutos nos dias úteis, entre as 6 e as 21 horas. Ao fim de semana a oferta é mais reduzida, mas o período de funcionamento é o mesmo. Já no sentido inverso, Cordoaria – Sonhos, o percurso é alterado entre as paragens Trindade e Marquês, da Rua de Faria Guimarães para a Rua de Camões. Por seu turno, a linha 11M mantém o percurso pela Rua de Faria Guimarães.

Já a partir do dia 3 de dezembro, a Rua de Antero de Quental fica com corredor exclusivo para BUS no sentido ascendente (ou sentido Norte), entre a Lapa e Damião de Góis, numa extensão de cerca de 420 metros, onde circularão as linhas 600, 304 e 4M.

A “empreitada de beneficiação das Ruas de São Brás, Damião de Góis e Camões e outras”  iniciou-se a 26 de março, sob a gestão da GO Porto – Empresa Municipal de Gestão e Obras do Porto, e foi cumprida antes do prazo de 240 dias previsto. A intervenção incide, sobretudo, na realização de acertos pontuais nas zonas de passeio e na substituição integral do pavimento da faixa de rodagem.

Texto: Porto. / EeTj

Foto: Miguel Nogueira (Porto.)

01dez19

 

Partilhe:

1 Comment

  1. Anónimo

    Obrigada. É sempre bem vindo tudo o que seja para facilitar a circulação no dia a dia das pessoas. Acredito que estas alterações vão trazer benefícios também para diminuir a poluição.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.