Menu Fechar

DE RECIFE A TAMANDARÉ: O ESTADO BRASILEIRO DE PERNAMBUCO NO SEU ESPLENDOR… venha daí connosco!

Luís Filipe Silva

(texto e fotos)

Aí está, uma série de “Apontamentos do Brasil”, com assinatura reconhecida. Os textos e as fotos que no presente “De Visita” são publicados ajudá-lo-ão a conhecer um pouco melhor as realidades de um país irmão como é o Brasil, e, nesta edição, em concreto o Estado de Pernambuco, onde temos leitores.

Pernambuco é um Estado interessantíssimo no nordeste brasileiro. Num mesmo Estado poderemos encontrar um conjunto de apontamentos históricos, culturais, gastronómicos e muito mais.

Recife, a capital de Pernambuco, é uma cidade de grande dimensão, onde para além das temperaturas excelentes, poderemos encontrar praias paradisíacas (algumas com clara indicação de cuidado com os tubarões que por ali aparecem) sempre muito frequentadas e vividas de dia e de noite.

RECIFE

Com uma cultura cheia de traços lusitanos, os nordestinos são um povo feliz e sempre bem-disposto, com raízes muito próprias e um património cultural diferenciado e vastíssimo. Em Recife podemos encontrar uma maravilhosa exposição que reflete a sua história e o amor que todos têm pelas suas raízes e encontramos igualmente diversas feirinhas onde não faltam nunca os petiscos regionais, muita música e dança.

Ali bem próximo de Recife, encontramos uma pequena e belíssima cidade que faz fronteira com a capital do Estado – Olinda.

OLINDA

Mosteiro de Olinda

Olinda, com o seu majestoso mosteiro, ponto de visita obrigatório, reúne ainda uma série de interesses a conhecer como o Museu do Carnaval e os muitos restaurantes que servem deliciosos pratos regionais e internacionais, todos eles confecionados de forma tradicional, sendo obrigatória uma paragem para um almoço ou jantar nesta pequena e muito colorida cidade de ruas estreitas e casas antigas bem conservadas e de arquitetura preservada.

PRAIA DOS CARNEIROS

Numa zona muito menos desbravada, encontramos as paradisíacas praias pernambucanas de Porto de Galinhas, Tamandaré, Praia dos Carneiros, Maragogi, entre outras.

As pequenas cidades e vilas desta região são maioritariamente praias piscatórias, relativamente selvagens, com uma sazonalidade enorme na população, recebendo no Verão um aumento considerável de turistas, sobretudo do interior do Estado mas igualmente de estrangeiros, entre portugueses, italianos, alemães e de países da América Latina, como Perú, Bolívia, Paraguai ou Argentinos.

Locais com imensos resorts, viradas sobretudo para o turismo, têm ainda assim grandes diferenças entre si e oferecem uma importante riqueza e diversidade gastronómica.

BARREIROS

Um pouco mais no interior, mas apenas a escassos quilómetros do litoral, Barreiros, é uma pequena cidade comercial, onde podemos encontrar um mercado que ocupa toda a cidade, onde se pode encontrar de tudo o se possamos imaginar. Vale a pena a deslocação a esta pequena cidade, pelo ambiente, pela novidade e pela fantástica sensação de estarmos a viver em pleno um momento de convívio com a raiz e o Povo profundo desta maravilhosa Região.

MARAGOGI

TAMANDARÉ

Maragogi é a pérola da região, conjuntamente com Porto de Galinhas, as mais conhecidas e procuradas, no entanto, nem por isso as mais apelativas em termos de paisagem ou de praias, onde a Praia dos Carneiros com as suas piscinas naturais e Tamandaré são para mim as minhas de eleição.

01jan20

 

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.