Menu Fechar

“DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA” ASSINALADO COM VÁRIAS ATIVIDADES DE SENSIBILIZAÇÃO DAS COMUNIDADES ESCOLARES

Para assinalar e sensibilizar a comunidade escolar sobre o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que as Nações Unidas proclamaram o dia 3 de dezembro (assim como o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, no dia 9 de dezembro), de modo a promover uma maior compreensão e sensibilização sobre o fenómeno social que envolve a pessoa com deficiência, para mobilizar a defesa da dignidade humana, dos direitos e da promoção do bem-estar destas pessoas. O departamento de educação especial do Agrupamento de Escolas de Ovar (AEO), no âmbito do seu Plano Anual de Atividades, desenvolveu atividades sensoriais em todas as escolas deste Agrupamento (Pré-escolar, 1º ciclo, 2º ciclo e 3º ciclo e secundário), de 2 a 6 de dezembro, como forma também lúdica de comemorar esta efeméride em meio escolar.

Sendo a inclusão da diversidade em todos os setores da sociedade, uma das prioridades a considerar em tal efeméride, quando se continuam a negligenciar políticas de inclusão. Nada mais oportuno do que na Escola se desenvolverem atividades de sensibilização, como as que o referido Departamento dinamizou junto das várias comunidades escolares do AEO, para comemorar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

Das atividades propostas, destacam-se as que se realizaram na Escola Básica (2.º ciclo) António Dias Simões, em que a sala do Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA), implementado este ano letivo, foi o espaço apropriado para durante uma semana, receber e partilhar com todas as turmas desta escola, a dinamização da atividade sensorial através de um “Kit Sensorial”, com o objetivo de proporcionar aos alunos uma experienciação, relacionada com a visão, audição, olfato, gosto e tato.

Foi uma oportunidade de potenciar momentos de aprendizagem de forma adequada à faixa etária, e de levar os alunos a melhor compreenderem como é ser-se diferente. Uma tomada de consciência que ganha particular relevância no seio desta comunidade escolar e educativa.

A atividade sensorial que despertou curiosidade nos alunos do 2.º ciclo, ao revelarem interesse e motivação na sua participação pelas várias experiencias e atividades, foram orientadas pelos professores de educação especial, entre vários outros docentes da escola que trabalham com alguns dos alunos que frequentam este CAA e ainda, técnicos do Centro de Recursos para a Inclusão (CRI) da Cercivar.

No âmbito do 3.º ciclo e secundário, na Escola Secundária José Macedo Fragateiro, do AEO, foi apresentado um pequeno sketch, alertando toda a restante comunidade educativa para a sensibilização da pessoa com deficiência. Tendo os alunos também participado no CAA desta Escola em que, experienciaram igualmente sensações relacionadas com uma pessoa invisual, através da atividade “Caixa Sensorial”, sendo aos restantes alunos lido, em todas as turmas, um texto da autoria da Professora de Educação Especial Susana Couto, “Do Pensamento à Realidade” alusivo a este tema, começando por afirmar, “Faz a diferença, luta, aceita, integra, não descrimines (…)”.

Texto e fotos: José Lopes

01jan20

 

 

 

 

 

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.