Menu Fechar

Exposição “Terra de Sonhos”, com fotografias de Cristina García Rodera, no Porto, até 15 de janeiro

A exposição fotográfica intitulada “Terra de Sonhos”, com trabalhos de Cristina García Rodera, integrada no programa “Arte na Rua”,e que foi inaugurada no passado dia 19 de dezembro, pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e pelo curador da Fundação “la Caixa”, Artur Santos Silva, encontra-se patente na Praça de Gomes Teixeira, no Porto, até ao próximo dia 15 de janeiro.

Areferida mostra releva a vida quotidiana dos habitantes de Anantapur, no Estado de Andhra Pradesh, uma das zonas mais pobres da Índia, onde vivem as comunidades mais desfavorecidas e vulneráveis do país.

O resultado deste projeto são 40 fotografias: uma seleção de imagens representativas das comunidades rurais da Índia, que cativam pela sua qualidade de composição e de vivência.

Cristina García Rodero é uma figura da fotografia mundial, tanto pela sua personalidade, como pelo impacto nacional e internacional do seu trabalho. Nascida em Puertollano (Ciudad Real) em 1949, licenciou-se em Belas Artes pela Universidad Complutense de Madrid. Foi a primeira espanhola a ser admitida na prestigiada agência de fotojornalismo Magnum. De entre a sua vasta obra, destaca-se a “España oculta“, que faz parte da Coleção “la Caixa” de Arte Contemporânea.

Recebeu inúmeros prémios, incluindo o “World Press Photo” em 1993, o “National Photography Award” em 1996, o “FotoPres la Caixa” em 1997, o “PhotoEspaña” em 2000, o Prémio Godó de Fotojornalismo em 2000, as medalhas de ouro do Mérito em Belas Artes, em 2005 e em Castilla-La Mancha em 2016 e, recentemente, o prémio “PhotoEspaña“, em 2017. É a primeira fotógrafa espanhola a ter um museu próprio, na sua cidade natal.

Texto: EeTj

Foto: pesquisa Google

01jan20

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.