Menu Fechar

PRÉMIO EUROPEU PARA A APLICAÇÃO “ANDA”

A aplicação Anda foi premiada na sétima edição dos “Calypso Awards”, na categoria do “Best Customer Practice” (Melhores Práticas para o Cliente). O evento distingue anualmente as entidades que, à escala europeia, contribuíram para a promoção e desenvolvimento da inovação em soluções para os transportes públicos.

Criada por iniciativa dos Transportes Intermodais do Porto (TIP), a app Anda está disponível desde junho de 2018 e teve como principal objetivo simplificar a utilização do Sistema Intermodal Andante.

Desenvolvida em parceria com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, a aplicação permite que os utilizadores apenas necessitem de encostar o telemóvel ao validador para iniciar uma viagem com tarifário Andante, seja no Metro do Porto, num autocarro ou num comboio urbano, dispensando assim a utilização de cartões ou dinheiro.

Significa, pois, que a app Anda é um título Andante desmaterializado, que evita preocupações com o tipo de viagens a comprar, no início do mês ou a cada deslocação, porque o sistema também atribui a cada passageiro o tarifário mais favorável, enviando-lhe a fatura para casa. Apenas é necessário que, previamente, depois de instalada a aplicação, o utente crie uma conta e associe um cartão bancário.

O reconhecimento internacional do inovador Anda – que pode ser utilizado no Metro do Porto, nos autocarros da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), na CP e em operadores privados da Área Metropolitana do Porto – chegou no passado dia 27 de novembro, data da cerimónia de entrega do prémio realizada em Cannes, na França.

Texto: Porto. / EeTj

Foto: Filipa Brito

01jan20

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.