Menu Fechar

Quais foram os “hábitos” dos portugueses nos restaurantes em 2019?

O “TheFork” revela um estudo, referente ao ano de 2019, que analisa o comportamento do consumidor nos restaurantes de Portugal, desde o orçamento e os restaurantes de eleição até às preferências quanto a refeições sozinho, em grupo, ao almoço ou jantar.

Em 2019, as reservas de restaurantes online estão a tornar-se cada vez mais populares, como prova o crescimento de dois dígitos deste ano do TheFork, a principal plataforma de reservas online de restaurantes do TripAdvisor, que alcança 30,5 milhões de visitas mensais.

Experiência gastronómica lidera fatores de decisão na seleção do restaurante:

Relativamente aos principais critérios utilizados pelos consumidores na seleção do restaurante, a experiência gastronómica continua a corresponder ao fator mais importante (71%), mas o ambiente (41%), a localização e serviços (40%) também são decisivos. Os consumidores procuram um ambiente e experiência únicas sendo que para os utilizadores os restaurantes não devem ser apenas um local para refeição, mas uma experiência de entretenimento fora de casa. A popularidade é apenas um fator determinante para 2%.

Sábado é o dia de semana mais reservado nos restaurantes:

Tanto em Portugal, como na Europa, sábado é o dia da semana que inclui a maioria das reservas (23%), seguido de sexta-feira (19%) e quinta-feira (14%). O jantar é mais popular do que o almoço com 69% das reservas. Em média, os consumidores portugueses fazem a sua reserva com 6 horas de antecedência ainda que 21% dos utilizadores efetuem reservas a menos de 1 hora da refeição.

Smartphone como método preferido para reservar um restaurante:

O smartphone está a tornar-se cada vez mais popular para reservar online, já que 62% das reservas são feitas através desse canal de acordo com os utilizadores do TheFork.

Mais de metade das reservas são para duas pessoas:

O estudo do TheFork apurou que mais de metade das reservas (54%) são para duas pessoas e 28% para três a quatro pessoas. Apenas 3% dos portugueses reservam mesa para uma pessoa.

Em 2019, o orçamento médio para consumo num restaurante, em Portugal, corresponde a 20€ por pessoa.

Os três tipos de cozinha mais procurados pelos utilizadores portugueses incluem os restaurantes tradicionais portugueses, seguidos pelos restaurantes japoneses e internacionais.

Avaliações e Comentários:

Para fazer as suas escolhas, os utilizadores do TheFork podem aceder às avaliações enviadas por uma comunidade ativa de milhões de apreciadores gastronómicos. Apenas os utilizadores que experienciaram determinado restaurante têm a oportunidade de classificá-lo. De acordo com o estudo do TheFork, 45% dos utilizadores submetem uma avaliação e 23% escrevem comentários após a experiência no restaurante.

Texto: TheFork / EeTj

Foto: pesquisa Bing

01jan20

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.