Menu Fechar

“RETRATOS DAS ILHAS DO PORTO – BONFIM PARA ALÉM DAS FACHADAS” DISTINGUIDO COM PRÉMIO INTERNACIONAL

O projeto Retratos das Ilhas – Bonfim para Além das Fachadas, promovido pela Rede Inducar – e financiado pela iniciativa PARTIS, da Fundação Calouste Gulbenkian – foi distinguido com o prémio internacional de fotografia Peironcely 10.

Com fotografia de Paulo Pimenta, do jornal “Público”, em parceria com a PELE e outras instituições do Porto, “Retratos das Ilhas – Bonfim para Além das Fachadas” éw, no fundo, um trabalho de intervenção social, mas também artística recorrendo, além da fotografia, ao teatro, para promover a recolha e reflexão sobre a memória das ilhas do Porto, que são perto de duas centenas em toda a cidade.

De acrdo com a PELE, o projeto procurou também obter o reconhecimento das ilhas enquanto património urbano/imaterial, humano e comunitário, propondo “pensar igualmente o presente e o futuro destes espaços habitacionais na cidade”..

Depois de ter sido mostrado em vários espaços, em Portugal, o resultado deste trabalho cativou a atenção unânime do júri deste prémio internacional promovido  pela Fundacio?n Anastasio de Gracia-FITEL, na categoria “Patrimo?nio dos Trabalhadores”. E deixou Paulo Pimenta “muito feliz”, e quase sem palavras pelo nível de reconhecimento internacional que traz, “num grande festival em Madrid”, quer para as suas fotografias, quer para a realidade que ele, enquanto jornalista, vem acompanhando de perto há muito anos.

Texto: Etc e Tal jornal / “Público

Imagem: pesquisa Google

01jan20

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.