Menu Fechar

CDU VISITA BAIRRO DO VISO E ALERTA PARA GRAVES PROBLEMAS QUE PROMETE DENUNCIAR NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA E NA CÂMARA MUNICIPAL DO PORTO

A pedido dos moradores, como fizeram questão de frisar, representantes no executivo da Câmara Municipal do Porto (vereadora Ilda Figueiredo) e na Assembleia da República (deputada Diana Ferreira) da Coligação Democrática Unitária-CDU, visitaram, na manhã do passado dia 11 de janeiro, o Bairro do Viso, na portuenses freguesia de Ramalde.

De acordo com a coligação, “a visita foi motivada pelos graves problemas das habitações: infiltrações pelas coberturas que ainda são de amianto, as casas extremamente frias, a envolvente com falta de tratamento, desde a pavimentação de acesso às garagens, os espaços verdes descuidados, os contentores do lixo partidos e a falta de passadeiras e sinalização de segurança para os peões.”

Problemas e mais problemas que foram relatados pelos moradores, os quais fizeram questão de relevar uma alegada “incidência anormal de casos de cancro na vizinhança”, reivindicando, dessa forma, “ações concretas para a reabilitação do Bairro”.

Casas do IHRU sem reabilitação há anos

De acordo com as representantes da CDU em visita ao local, “o IHRU tem várias centenas de habitações neste bairro que, em mais de 40 ano,s nunca viram uma reabilitação profunda por parte dos sucessivos governos”.
Aliás, “o IHRU tem na cidade outros bairros em estado semelhante que nunca foram reabilitados, mesmo as rendas tendo tido um aumento muito significativo nos últimos anos. Em muitos casos acima dos 200 por cento”, alertaram.

Para já ficou a promessa de que “o grupo parlamentar do PCP não deixará de questionar o ministro da tutela, na audição da especialidade no âmbito do Orçamento de Estado”, enquanto na Câmara Municipal do Porto, a vereadora Ilda Figueiredo intervirá também no sentido de “reivindicar uma reabilitação dos espaços verdes envolvente a estes bairros, bem como medidas para garantir a segurança rodoviária, como maior sinalização e demarcação de passadeiras. A reabilitação da Rua Direita do Viso, que tem sido uma reivindicação da CDU ao longo dos anos, e é imperativo que comece com toda a urgência”.

De visita ao Grupo Desportivo…

As representantes da CDU visitaram, logo pela manhã, o Grupo Desportivo do Viso que concorreu ao IPDJ em 2019 a fundos de apoio para a dinamização das modalidades do hóquei em campo, o único clube na Cidade do Porto que tem esta modalidade em todos os escalões incluindo feminino. A equipa feminina é inclusive campeã nacional em sala e em campo. Recorde-se que a associação foi contemplada pelo fundo de dinamização do movimento associativo, “que a CDU propôs e conseguiu no Orçamento Municipal, para a reabilitação do pavilhão”, fizeram questão de realçar as representantes da coligação.

A CDU “defende que também o Governo reconheça este trabalho associativo e o papel social junto das camadas mais jovens da envolvente, em que realçamos que a associação não cobra mensalidades aos praticantes de desporto”.

Texto: EeTj / CDU-Porto

Fotos: CDU-Porto

01fev20

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.