Menu Fechar

AÍ ESTÁ O “CARNAVAL DE OVAR”… COM UM PROGRAMA ONDE IMPERA O RITMO!

A abertura do Carnaval de Ovar acontece hoje mesmo (1 fevereiro), com um espetáculo de rua, pelas 22 horas, que se propõe, ser “único e diferenciador”, resultando da aposta da Câmara Municipal de Ovar num espetáculo de raiz, tendo como base o trabalho desenvolvido nas últimas semanas no âmbito de uma “Oficina de percussão para ritmistas” dinamizada por formadores do MonoBloco, um reconhecido bloco do Carnaval do Brasil, que foi convidada para este projeto dirigido aos ritmistas portugueses (instrumentos: Surdo de Primeira, Surdo de Segunda, Surdo de Terceira, Caixas, Repique, Chocalho e Agogô).

José Lopes

(texto e fotos*)

A “Oficina” funcionou no Centro de Artes e na Escola de Artes e Ofícios e o espetáculo que hoje assinala a abertura do Carnaval der Ovar, mostrará os conhecimentos e a experiencia de quase duas décadas de MonoBloco com idênticas experiencias em várias cidades brasileiras, em que promove a percussão, que em Ovar foram transmitidas nesta “Oficina”, como uma das grandes apostas da organização do programa carnavalesco com muito ritmo.

Ao ritmo de várias sonoridades, ainda que predomine o da percussão, há muito se prepara a festa da folia nas suas diferentes vertentes, tendo como polo aglutinador da comunidade carnavalesca, a Aldeia do Carnaval em que funcionam tantas outras oficinas, uma por cada grupo ou escola, que também ultimam a construção das suas maquetas e adereços para os principais desfiles do Carnaval de Ovar.

A Aldeia do Carnaval é, simultaneamente, palco para várias festas e eventos, desde a revelação de temas para o desfile em 2020 dos grupos passerelle, ou no caso das escolas de samba, a divulgação de gravações dos seus áudios oficiais, em que são disputadas as visualizações na net sobre samba enredo para os três desfiles, que começam com uma noite só para o ritmo do samba. Neste ambiente da Aldeia do Carnaval vão igualmente sendo assinalados aniversários de participação no Carnaval de Ovar, tendo o grupo carnavalesco Não Precisa feito ali a sua festa dos 40 anos.

Enquanto a comunidade carnavalesca organizada nos diferentes grupos, se empenha entusiasticamente na sua generalidade, de forma voluntária na construção desta grande festa da folia em Ovar, em que a Câmara Municipal de Ovar que organiza, investe 650 mil euros. O programa do Carnaval de Ovar conta ainda com artistas convidados, como Alcione, Toy e Anselmo Ralph, entre outros nomes que lideram o cartaz da folia para as noites no “Espaço da Folia” de 15 a 24 de fevereiro. Um palco que começa por receber a cantora brasileira Alcione no dia 15 na sua digressão “Eu Sou Marrom”, em que o samba, bolero e jazz compõem o leque musical. Toy sob ao palco, no dia 21, Anselmo Ralph, no dia 22, Waze, dia 23 e Los Bandidos e Karetus, no dia 24.

Na linha da tradição do Carnaval de Ovar, o Casal Real continua representado por figuras dedicadas a Ovar e ao seu Carnaval, tendo este ano sido convidados para ocuparem o “trono” o veterano folião no grupo carnavalesco Condores, Américo Pinho e Oliveira, para Rei do Carnaval de Ovar, tendo como Rainha, Esmeralda Souto, uma figura da vida politica e autárquica, e cidadã com reconhecida dedicação e envolvimento em várias instituições de causas, sociais, culturais ou desportivas. Mas os convites da organização para o “reinado” carnavalesco, não deixaram de merecer algumas reações de indignação, como as que foram expressas pelo Manuel Ferreira na sua página do facebook, a propósito do convite a Esmeralda Souro, “não pela personagem que é, mas sim por aproveitamento da sua pessoa, que, infelizmente e neste caso, não ser capaz de ter em sua boca a palavra não”. Reação do artista multifacetado que durante vários anos ocupou o “trono” do Carnaval de Ovar, que assim reagiu ao convite pouco dignificante a uma figura que se dedicou a Ovar e que se encontra bastante debilitada fisicamente.

Sem grande contestação até ao momento, uma vez que o caminho para o pagamento do ingresso na tradicional “Noite Mágica” já vinha sendo percorrido em anos anteriores, com entradas controladas em nome da segurança. E continua a ser em nome da segurança e de controlo dos excessos, bem como da sua auto sustentabilidade, que este ano, este evento que atrai milhares de visitantes à cidade vai ser cobrado a três euros por pessoa, podendo baixar para um euro se for adquirido previamente. Só não pagam os membros dos grupos e os residentes que vão dispor de respetiva pulseira nesta noite com programação musical na Praça das Galinhas, Chafariz Neptuno, Praça da Republica, Jardim do Cáster e Mercado Municipal.

Uma outra medida a procurar corresponder a dificuldades sentidas em edições anteriores nos principais desfiles do domingo e terça-feira de Carnaval, passarão por aumentar os lugares de bancada, introduzindo também alteração na venda dos bilhetes, que, será por setor e não por lugar. Também será aumentada a zona de peão de 500 para 800 metros de ambos os lados.

Com a abertura do Carnaval de Ovar, hoje, ao ritmo dos ensaios na “Oficina” de percussão, pelo MonoBloco, tem inicio uma vasta e diversificada programação carnavalesca que aqui deixamos o Programa Geral.

01 Fevereiro, Sábado / Abertura do Carnaval 2020 (Com Grupo MonoBloco)

07 Fevereiro, Sexta-feira / Caminhada Noturna

08 Fevereiro, Sábado / Mega Festa na Aldeia do Carnaval

09 Fevereiro, Domingo / Chegada do Rei

13 Fevereiro, Quinta-feira / Carnaval Sénior

14 Fevereiro, Sexta-Feira / Apresentação Sambas Enredo

15 Fevereiro, Sábado / Concerto Alcione e Baile de Máscaras

16 Fevereiro, Domingo / Carnaval das Crianças

20 Fevereiro, Quinta-feira / Noite Dominó, Quim Barreiros

21 Fevereiro, Sexta-feira / Noite da Farrapada e Grande Noite de Reis

22 Fevereiro, Sábado / Desfile Noturno Escolas de Samba

23 Fevereiro, Domingo / Grande Corso Carnavalesco

24 Fevereiro, Segunda-feira / Matiné Infantil e Grande Noite Mágica Carnaval de Ovar 2020

25 Fevereiro, Terça-feira / Grande Corso Carnavalesco e Festa de Encerramento

 

Fotos: (*) com “Carnaval de Ovar – Portugal” / facebook

01fev20

 

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.