Menu Fechar

IMOVIRTUAL divulga Barómetro do Mercado Imobiliário

O site Imovirtual divulgou recentemente um comparativo referente ao mercado imobiliário onde se analisam em detalhe os dados do 2.º Semestre de 2019 em comparação com o período homólogo de 2018.

Depois de anos de crescimento galopante e ainda que atualmente muitos investidores se continuem a predispor para apostar no mercado imobiliário português, começam agora a surgir alguns sinais de estagnação, conforme indica o site noticioso Jornal de Negócios.

Apesar de tais sinais se manifestarem, o interesse em investimentos imobiliários continua crescente e a atrair a atenção de Nacionais e Estrangeiros.

MERCADO DE VENDA DE APARTAMENTOS E MORADIAS

A tendência de crescimento propagou-se a distritos para lá dos já previsíveis Lisboa e Porto, sempre pressionados por uma forte procura e preços médios elevados. Com alguma surpresa, Aveiro observou o maior crescimento de preços médios de venda passando dos 179 490 euros para 203 920 euros, o que representa uma taxa de crescimento na ordem dos 14%.

Ainda assim, o preço médio estabelece-se muito aquém de Lisboa, no topo da tabela, que se fixou nos 520 065 euros ou ainda Faro nos 429 573 euros

A nível Nacional, o crescimento no período observado foi de 9%.

Apesar da tendência de crescimento global, alguns distritos ainda oferecem preços apelativos, nomeadamente naquele cujo preço médio registou a menor subida em termos comparativos.

Castelo Branco que teve um preço médio anunciado de 118 827 euros viu um crescimento de 8%.

Em sentido contrário, Beja, Guarda e Portalegre viram os preços médios baixar -4%, -3% e -1% respetivamente.

MERCADO DE ARRENDAMENTO DE APARTAMENTOS E MORADIAS

O mercado de arrendamento que normalmente tende a seguir em parte as tendências do mercado de venda registou, no sentido contrário, um decréscimo de preços na ordem dos -9%, certamente penalizado por um considerável aumento na disponibilização de novos anúncios de arrendamento em 73%.

Ainda assim e sem grande espaço para surpresas, Lisboa lidera o mercado de arrendamento com um preço médio de 1 532 euros, largamente superior ao de Faro (mais 49%), onde o mesmo valor se fixa nos 782 euros.

Enquanto praticamente nenhum distrito observou um crescimento no preço médio do arrendamento, Faro e Madeira registaram quedas na ordem dos -20% e -15% respetivamente.

A nível nacional, apenas Lisboa e Porto superam a fasquia dos 1 000 euros em relação ao valor médio do arrendamento. Seguindo a mesma tendência, os distritos onde o arrendamento é mais acessível são a Guarda com um preço médio de 312 euros e onde podemos ainda observar Castelo Branco registar uma subida no período homólogo de 11%.

PERSPETIVA FUTURA

Ainda que o mercado imobiliário em Portugal possa estar a atingir uma fase de maturação onde o crescimento descontrolado vê agora alguma tendência de abrandamento, existem ainda avultados investimentos de grandes grupos no sector.

Como tal, esta informação não parece ainda assim desencorajar a que se possam efetuar investimentos na área, uma vez que o mercado Português aparenta, ainda assim, ser mais apelativo do que outros concorrentes Europeus, segundo artigo publicado no site do Diário de Notícias.

É expectável que num futuro próximo o mercado imobiliário Nacional continue a observar uma procura acentuada tendo em conta uma taxa de crescimento e rentabilidade bastante acima da média de qualquer outro produto de investimento disponível no mercado.

 

Texto: Marco Rola

Foto: Arquivo EeTj

10fev20

 

 

Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.