Menu Fechar

MARÇO É MÊS DE “FESTIVAL DO SÁVEL E DA LAMPREIA” EM GONDOMAR

Arrancou, ontem (29fev20), a 29.ª edição de um dos mais antigos festivais gastronómicos do país dedicado a duas das espécies mais emblemáticas do rio Douro, o sável e a lampreia.

Numa organização do Município de Gondomar, este festival, durante um mês inteiro, torna estas espécies o centro das atenções, valorizando os produtos endógenos e dinamizando o tecido económico local, desde a pesca até à restauração, dando a conhecer os tesouros gastronómicos disponíveis nas ementas das duas dezenas de restaurantes aderentes, onde iguarias como a açorda de mílharas, o sável frito ou a lampreia à bordalesa, entre outras, podem ser degustadas.

Nesta edição, o festival conta com um concurso gastronómico, que decorrerá de 6 a 8 de março e premiará os restaurantes com a melhor confeção de sável e lampreia.

A avaliação estará a cargo de um júri técnico composto pelo prestigiado Chef Hélio Loureiro – que há já vários anos apadrinha o festival -, pelo Chef Tony Salgado, responsável pelo restaurante Palatium da Pousada do Freixo, e ainda Fernando Melo, reconhecido crítico gastronómico da revista Evasões e que, há mais de 30 anos, estuda as raízes e património gastronómico nacional. Venha descobrir Gondomar e desvende os segredos dos sabores do rio Douro no 29º Festival Gastronómico do Sável e da Lampreia de Gondomar.

Texto e foto: GCI Município de Gondomar / EeTj

01mar20

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.