Menu Fechar

“MARIA”, A CARQUEJEIRA, FICA HOJE, E PARA SEMPRE, NAS FONTAINHAS…ONDE SERÁ INAUGURADA A ESTÁTUA!

Cinco anos de luta e eis o sonho concretizado! A “Maria” é hoje (01fev20), pelas 10h30, inaugurada, ao cimo da Calçada das Carquejeiras, às Fontainhas. A estátua, da autoria do escultor José Lamas, perpetuará a mulher escrava, que transportava carqueja, pelas ruas do Porto, sem que, antes, e vezes Sem conta, subisse a íngreme rampa.

O sonho da Associação – Homenagem às Carquejeiras do Porto, liderada por Arminda Santos transforma-se, assim, e hoje, em realidade, depois de percorrido um tortuoso caminho, que o “Etc e Tal jornal” acompanhou, a par e passo, apoiando esta nobre iniciativa.

Arminda Santos

Na próxima edição daremos todos os pormenores não só acerca da inauguração da estátua propriamente dita, mas também em relação à história de todo um processo, que termina hoje, para alegria de todos quanto lutaram por esta homenagem às mulheres que, desde meados do século XIX até aos anos 50 do século passado, foram escravas e iam sendo esquecidas por aquela que já foi denominada a Capital do Trabalho e que, sobre o Trabalho, tão poucas referências tem no património público da cidade.

Antes, porém, fique com as imagens de Carlos Amaro, a registar a instalação, no passado dia 28 de fevereiro, da “Maria”, na Alameda das Fontainhas… para hoje ser, oficialmente, inaugurada…

 

 

01mar20

 

 

 

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.