Menu Fechar

TEATRO NACIONAL SÃO JOÃO INICIA COMEMORAÇÕES DE CENTENÁRIO (ATÉ MARÇO DE 2021) COM COMPANHIA “QUASE” RESIDENTE…

Afonso Santos, Joana Carvalho, João Melo, Maria Leite, Mário Santos e Rodrigo Santos. São estes os nomes que, a partir de março de 2020, vão fazer parte do elenco “quase” residente do Teatro Nacional São João (TNSJ), assinalando o início do programa do Centenário do edifício projetado pelo arquiteto Marques da Silva. A decorrer até março de 2021, as comemorações integram ainda a execução da operação “Reabilitação do Teatro São João e Programa Comemorativo do seu Centenário” – incluída no programa operacional NORTE 2020 – e muitas iniciativas e espetáculos que consolidam os eixos estratégicos da instituição.

Do ponto de vista programático, de março a julho de 2020, os espaços geridos pelo Teatro Nacional São João – que incluem, ainda, o Teatro Carlos Alberto (TeCA) e Mosteiro de São Bento da Vitória – recebem mais de 30 espetáculos, incluindo três produções próprias, 11 estreias (nove de criadores portugueses e duas que vêm de “além-fronteiras”), oito espetáculos internacionais e 11 coproduções. O dia de celebração do Centenário, 7 de março, é marcado pela reposição de uma das mais marcantes criações de Ricardo Pais – Turismo Infinito –, a partir de textos de Fernando Pessoa, que estará em cena até 9 de março, no TNSJ.

7 de março: Um dia de “festa”

O programa de 7 de março abrange todos os espaços geridos pelo TNSJ que vão acolher múltiplas iniciativas, celebrando este dia inaugural com abrangência e intensidade, ligando num mesmo gesto passado e futuro, dentro e fora de portas, ao vivo e em vídeo. Visitas guiadas especiais, projeção de Castro na Praça da Batalha – à mesma hora que decorre a sua apresentação no Teatro Aveirense –, masterclasses, apresentações dos Clubes de Teatro Sub-18 e Sub-88 ou leituras de textos dramatúrgicos são algumas das atividades propostas.

Eixos estratégicos: descentralização e internacionalização

Castro – com encenação de Nuno Cardoso – será a primeira produção própria do TNSJ a integrar o elenco “quase” residente e estreia-se no dia 5 de março no Teatro Aveirense (materializando a política de descentralização de criações da Casa), seguindo depois em digressão pelo país, com paragem no Teatro Nacional São João a partir de 27 de março, no Dia Mundial do Teatro, até 18 de abril. Também em abril, está programada, no TNSJ, a pré-apresentação de KastroKriola, uma versão da peça Castro com atores cabo-verdianos e que se estreia em Cabo Verde a 5 de julho, Dia da Independência do país, materializando o protocolo de cooperação assinado pelos Governo de Portugal e Cabo Verde e pelo TNSJ em setembro de 2019.

NORTE 2020: reabilitar e beneficiar o TNSJ

Com um investimento elegível de 2,3 milhões de euros, cofinanciados a 85 por cento, o programa operacional NORTE 2020 aprovou a operação “Reabilitação do Teatro São João e Programa Comemorativo do seu Centenário”, a executar em 2020 e 2021. A verba vai permitir a realização de obras de reabilitação do edifício, a renovação do parque técnico do TNSJ e o reforço da atividade da instituição, nomeadamente ao nível da programação internacional, mas também através de um conjunto de ações que permitirão pôr em perspetiva os 100 anos deste Monumento Nacional.

100 anos percorridos em exposição e em livro

A memória é uma coisa efémera e, por isso, urge “materializá-la”. Para tal, o TNSJ vai lançar uma coleção de seis volumes temáticos, apelidados de Cadernos do Centenário. O primeiro é apresentado no dia 7 de março e será um Elogio do Espectador, compilando 100 depoimentos de várias personalidades portuguesas sobre 100 espetáculos programados pela Casa. Já em setembro, a instituição inaugura uma exposição que tenta colmatar uma “lacuna” na memória histórica do TNSJ. A mostra contemplará diversos eixos temáticos – da arquitetura à história do edifício e dos seus usos, passando pela relação com a cidade e a história do país – e envolverá uma considerável amplitude de fontes e suportes/meios, do documento escrito à animação digital, da fotografia ao filme/vídeo.

O Olhar de Ulisses: O TNSJ como um parceiro privilegiado

Durante o ano de Centenário, o Teatro Nacional São João vai acolher várias produções internacionais de relevo. Em mais de 30 espetáculos programados até julho, oito chegam-nos de outras geografias, sendo que cinco deles são apoiados diretamente pela operação do NORTE 2020, num programa chamado O Olhar de Ulisses. Numa iniciativa que pretende ser inclusiva e plural, os espaços do TNSJ recebem criações de encenadores como Angélica Liddell (Espanha), Jorge A. Vargas (México), Sergio Boris (Argentina), Frank Castorf (Alemanha) ou Christiane Jatahy (Brasil). Integrado no Festival DDD, o TNSJ recebe ainda duas estreias nacionais – ELENIT (Grécia) e L’Affadissement du Merveilleux (Canadá) – e, no final do mês de abril, Mathilde Monnier (França), La Ribot (Espanha e Suíça) e Tiago Rodrigues (Portugal) apresentam Please please please, incluído na Semana +.

“Turismo Infinito”

Companhias do Porto em destaque nas estreias

Até julho, o Teatro Nacional São João recebe nove estreias que vão desde a dramaturgia nacional contemporânea aos grandes clássicos, sendo oito delas de companhias da cidade do Porto. Em abril, é a vez d’A Turma e da Circolando (uma criação de André Braga e Cláudia Figueiredo) apresentarem os seus projetos, sendo que o primeiro coletivo estreia um tríptico de espetáculos encenados por Tiago Correia, Manuel Tur, António Afonso Parra e Luís Araújo.

Em maio, estreia-se a mais recente peça de Ricardo Alves (A Palmilha Dentada), a partir de Molière. No mesmo mês, Rogério de Carvalho apresenta um trabalho para o Teatro do Bolhão, a partir da obra de Alfred de Musset. Os espetáculos prolongam as suas carreiras até junho e, em julho, estreia-se A.N.T.I.G.O.N.A, a nova criação de Gonçalo Amorim, do Teatro Experimental do Porto. Finalmente, Carlos Pimenta adapta Anton Tchékhov para o Ensemble – Sociedade de Actores. A única estreia de companhias fora do Porto é Festa de 15 Anos, uma produção do Colectivo 84, com encenação de Mickaël de Oliveira.

Reforço do projeto educativo e editorial

Em ano de Centenário, o projeto educativo do TNSJ será reforçado. Entre as várias iniciativas agendadas, como é o caso de espetáculos, leituras, oficinas ou masterclasses, serão ainda apresentados publicamente os resultados dos Clubes de Teatro Sub-18 e Sub-88 e do projeto Vicente e Pessoa, visitações. Em 2020, celebra-se ainda o 20.º aniversário do Centro de Documentação do TNSJ, instalado no Mosteiro de São Bento da Vitória. Projeto inovador em Portugal, o espaço surgiu para dar início a um sempre inacabado processo de recolha e tratamento do material de carácter documental criado pelo TNSJ.

Bilhetes sociais em estreias solidárias

A partir de março, o TNSJ dá mais um passo no aprofundamento da política de inclusão, com a criação de uma Bolsa de Bilhetes Sociais. Esta medida visa favorecer o acesso aos espetáculos de pessoas com reduzido poder económico, abrangendo os alunos inscritos no sistema de ensino que são beneficiários do SASE – Serviço de Apoio Social Escolar. A Bolsa é sustentada pela criação do bilhete Estreia Solidária, cofinanciado pelos convidados protocolares de estreia, que são chamados a contribuir voluntariamente com um valor simbólico de um euro, e pelos alunos beneficiários, que pagam um euro por bilhete.

 

Texto e fotos: Central de Informação / EeTj

01mar20

 

Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.