Menu Fechar

TRANSPORTES URBANOS DE BRAGA (TUB) REDUZEM PASSES EM 30 POR CENTO JÁ A PARTIR DESTE MÊS

Os Transportes Urbanos de Braga (TUB) vão descer 30% o preço dos passes já a partir deste mês de março, ao abrigo do Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART). O anúncio foi feito por Teotónio Santos, administrador da empresa municipal, acrescentando que “vão ser abrangidos mais de 20 mil utilizadores”.

De acordo com responsável, o passe mais caro (42,5 euros), passará a custar cerca de 30 euros, permitindo viajar em toda a rede, sem limite de utilizações. Os novos preços entraram em vigor a 21 de fevereiro, altura em que puderam ser adquiridos os passes para o mês de março.

Além da redução tarifária, o executivo municipal aprovou a concessão do serviço público de transporte de passageiros aos TUB por dez anos. Assim, até 2029, a Câmara Municipal de Braga vai transferir para o operador um total de 60,3 milhões de euros.

Nesta reunião, Carlos Almeida, vereador da CDU, alertou para o “subfinanciamento” dos TUB, indicando que a comparticipação financeira atribuída pelo município deveria ser reforçada em pelo menos 38 milhões de euros. Os investimentos previstos ficam aquém das necessidades”, considerou Carlos Almeida, alertando ainda para a subida da idade média da frota dos TUB.

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, admitiu que “seriam bem úteis mais meios financeiros” para os TUB, contudo, lembrou que “o orçamento não se estica indefinidamente” e que “não é falta de vontade” que o montante atribuído não é superior.
Recorde-se ainda que os TUB têm em curso um processo de renovação da frota, no valor de 13 milhões de euros.

 

Texto: Pedro Venâncio (Transportes em Revista) / EeTj

Foto: Arquivo EeTj (Pedro N. Silva)

01mar20

 

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.