Menu Fechar

VÁRIOS ALUNOS DAS ESCOLAS DE OVAR FICARAM À PORTA DA FINAL NACIONAL DE CORTA-MATO

O Corta-Mato Nacional é uma das provas do Programa do Desporto Escolar organizada pela Direção Geral da Educação – Divisão do Desporto Escolar, com o apoio dos Estabelecimentos Escolares em parceria com a Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), que, depois das fases de Escola e Regional, teve a Figueira da Foz como palco para a realização da Final Nacional e de várias outras provas que aconteceram nos dias 14 e 15 de fevereiro, com representação das Comissões Locais de Desporto Escolar (CLDE) do país, através das escolas e atletas apurados nos vários escalões masculinos e femininos com exceção de infantis A.

Entretanto na fase regional da CLDE de Aveiro que decorreu no dia 27 de janeiro na Quinta do Ega em Vagos, com a participação de 2000 alunos, de cerca de 50 escolas e agrupamentos, foram vários os alunos atletas de escolas do concelho de Ovar que ficaram à porta da Final Nacional em que, só uma atleta dos infantis B, Laura Silva, da Escola EB São Vicente de Pereira Jusã, Agrupamento de Escolas Ovar Sul (AEOS), viria a ser apurada ao alcançar o 2.º lugar, enquanto na Final Nacional foi a atleta da CLDE de Aveiro melhor classificada no seu escalão com a posição 40.º e o tempo de 0:06:21, seguida por Anita Simão da Escola EB Prof. Dr. Egas Moniz (Avanca) no 49.º lugar com o tempo de 0:06:29.

Ainda neste mesmo escalão em que a CDDE de Aveiro esteve representada na Final Nacional, a Escola EB São Vicente de Pereira Jusã, na fase regional também alcançaria um 6.º lugar, através de Catarina Duarte. Já em infantis B (masculinos) foi assegurado um 8.º lugar por Simão Flor, da Escola Secundária Júlio Dinis (SJD/AEOS).

Mais distantes dos lugares de apuramento, classificaram-se em iniciados femininos, Carolina Leite (15.º) da Escola EB São Vicente de Pereira Jusã e Beatriz Duarte (16.º) da Escola Secundária José Macedo Fragateiro, Agrupamento de Escolas de Ovar (SJMF/AEO). Enquanto em iniciados masculinos, ficaria ainda mais distante, Diogo Oliveira (57.º) da Escola EB de Maceda do Agrupamento de Escolas Ovar Norte (AEON).

Seria entretanto em juvenis femininos e também masculinos, que alguns destes atletas acabaram por ficar mesmo à porta do apuramento para a Final Nacional. Foi o caso de Laura Martins (4.º) da SJMF/AEO, seguida por, Ana Catarina Costa (5.º) da SJD/AEOS e ainda Mariana Gomes (7.º) da SJMF/AEO. Verdadeiramente à porta, ficou igualmente em juvenis (masculinos), Eduardo Beça (4.º) da SJD/AEOS.

Destaque na sua primeira participação da fase Regional em Vagos, tiveram também os alunos infantis A, da Escola EB António Dias Simões (EBADS/AEO), Bruno Costa, que arrecadou o 2.º lugar e Pedro Alçada o 5.º lugar. Resultados dos infantis A, como neste caso o conquistado pelo Bruno Costa, que não foi “recompensado” com a sempre ambicionada ida à fase Final Nacional, cujo regulamento do Corta-Mato Nacional do Desporto Escolar não comtempla o apuramento, tanto masculino como feminino ao contrário de todos os restantes escalões que participaram nesta grande festa do Atletismo e do Desporto Escolar na Figueira da Foz.

Nas classificações dos infantis A, registaram-se também o 8.º lugar, tanto em masculino como feminino, conseguidos por André Pais Coelho da Escola EB 2,3 Florbela Espanca (Esmoriz)/AEON e Emmy Gomes da Escola EB Monsenhor Miguel Oliveira/AEOS.

ATLETISMO SÓ MESMO NO ÂMBITO DO DESPORTO ESCOLAR

Curioso neste tradicional evento do Corta-Mato em que a FPA e alguns dos clubes da modalidade, não deixam de estar atentos à revelação de potenciais atletas durantes as várias fases, é a relação dos alunos federados em diferentes modalidades e a participação nos programas do Desporto Escolar.

Os jovens alunos da EBADS/AEO, Bruno Costa e Pedro Alçada, ainda que tenham demonstrado interessantes prestações no atletismo, só admitem participar em provas no âmbito do Desporto Escolar, uma vez que ambos são atletas de futebol desde tenra idade e é a esta modalidade que querem privilegiar a sua componente desportiva para além dos estudos.

No caso do Bruno Costa que começou a praticar futebol federado no CCR de Válega, nos traquinas B e A, seguiu-se a AD Ovarense em benjamins B, CD Furadouro nos benjamins A e regressou ao CCRV para integrar a equipa de infantis A. Faz qualquer lugar em campo, só não gosta da baliza, mas preferencialmente gosta de jogar a médio direito. Já o colega de escola, Pedro Alçada, a dedicação ao futebol, teve início no escalão de petizes A, no AA Avanca em que está agora nos benjamins A, como extremo-esquerdo.

16.ª EDIÇÃO DO MEGA SPRINTER E SALTO…

A parceria entre a Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) e a Direção de Educação/Desporto Escolar, numa procura de rentabilizar meios e interesses comuns, está a desenvolver as várias fases da 16.ª edição do Mega Sprinter e Mega Salto, que teve o seu início na fase escola em que, no caso da Escola EB António Dias Simões, se realizou no dia 5 de fevereiro as várias séries de velocidades dos 40 metros e “mega salto, para apuramento de alunos para a Fase distrital em Vagos que se realiza já no dia 4 de março. Vagos será também palco para a fase final deste evento desportivo que vai acontecer a 27 e 28 de março.

MEGA SPRINTER

Bruno Costa – infantis A

Gonçalo Gomes – infantis A

Inês Oliveira – infantis A

Inês Pinto – infantis A

Gonçalo Gilvaz – infantis B

Tomás Oliveira – infantis B

Maria Oliveira – infantis B

Emiy Karen – infantis B

Cristiano Correia – iniciados

Diana Braga – iniciados

Sara Khau – iniciados

MEGA SALTO

Bruno Costa – infantis A

Beatriz Mendonça – infantis A

Rui Silva – infantis B

Érica Grenha – infantis B

Sara Khau – iniciados

 

Texto: José Lopes

Fotos: pesquisa Google

01mar20

 

 

 

 

 

 

 

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.