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Alimentos e dieta para o Sistema Imunitário: frutas, legumes, extratos e sumos

Luís Filipe Silva

Numa altura em que urge melhorar a nossa alimentação e sobretudo manter um sistema imunitário vigilante e apto a combater os “intrusos” que nos possam querer afetar, devemos reconhecer a importância de direcionar as escolhas para alimentos que possam ajudar o próprio organismo a combater os elementos patogénicos à nossa volta que não se esgotam no Covid-19, sendo muitas as doenças que podem ser combatidas ou evitadas cm uma boa alimentação.

Não funcionando como tratamento, mas claramente facilitadora do combate entre o nosso sistema imunitário e os agentes patogénicos, uma alimentação rica em vitaminas e sais minerais e em antioxidantes e Omega 3, é um bom princípio para uma vida mais saudável e livre de doença.

Alimentos recomendados para o Sistema Imunitário: Óleo de linhaça, Pimentão, Alfafa, Batata-doce, Grãos integrais (trigo orgânico e não OGM), Gengibre, Geleia Real, Mel, Mostarda, Cogumelos ou Fungos (maitake, shitake), Chá Vermelho, Tocosh, Iogurte caseiro ou desnatado.

Frutas recomendadas para o Sistema Imunitário: Açaí, Damasco, Amêndoas, Bagas (Cereja, Zimbro, Morangos orgânicos, Groselhas, Maqui Berry (Chile), Amora, Sabugueiro), Caimito (Guatemala), Caqui, Ameixa, Pêssego, Alperce, frutas cítricas, Camu Camu , Gogi, Granada, Groselha, Graviola, Goiaba, Kiwi, Limão (semente), Manga, Maçã, Laranja, Nêspera, Noni, Abacaxi, Pistachio, Toranja ou Toranja, Melancia, Sementes de Girassol, Uvas, Sapote ou Sapoti.

Legumes recomendados para o Sistema Imunitário: Alho, Alcachofra, Aipo, Agrião, Beterraba, Brócolos, Abóbora, Cebola roxa, Couve-flor, Espargo, Espinafre, Nabo, Pimentão, Rabanete, Tomate, Cenoura.

Alimentos não recomendados para o Sistema Imunitário: Açúcar (refrigerantes, bebidas, bolos, doces); Carnes vermelhas, gorduras (fritas), farinhas refinadas (biscoitos, pão branco), laticínios (leite, queijo, manteiga).

Alguns dos alimentos não recomendáveis

Extratos (mantendo as fibras) recomendados para o Sistema Imunitário:

-Abóbora e cenoura: Passe pelo extrator 1 fatia de abóbora e 1 cenoura grande. Tome um copo deste sumo por dia e dois na temporada de gripes e resfriados ou outras viroses.

-Maçã, toranja, limão, cenoura e kiwi: Misture 1 maçã, ½ toranja, ½ limão, 1 cenoura, 1 kiwi, 2 colheres de sopa de gelo picado, 1 colher de sopa de mel.

-Tome Groselhas, limão e maçãs: Misture 1 punhado de groselhas ou amoras, sumo de 1 limão e 3 maçãs. Tome este sumo uma vez por dia.

-Cenoura e Laranja: Tome um copo com o estômago vazio (Singh 2004).

-Cenoura, aipo, beterraba, maçã, salsa (mel): Arranje 3 cenouras, 1 talo de aipo, 1 maçã com raspas, 1/2 beterraba, 4 ramos de salsa, 1 Chávena de água, 1 colher de sopa de mel; tome antes de dormir.

-Cenoura, Aipo e Maçã: Extrato para adultos e crianças. Para crianças que sofrem de gripe, os vírus podem ser combatidos por este sumo; para os grandes que têm defesas baixas e por vezes sofrem de doenças autoimunes; tome 1 – 5 copos, de acordo com a idade e a doença.

Sumos Recomendados para o Sistema Imunitário

-Aipo, limão, laranja, uvas pretas: Misture oio pequenas uvas pretas (com sementes trituradas), 1 laranja, 1 limão, 3 palitos de aipo e água necessária. Arranje o aipo. Extraia o sumo de laranja e limão e misture com o sumo de uvas e aipo. Sirva num copo médio. Beba 1 copo por dia.

-Caqui e tomate: Prepare um sumo ou salada destas duas frutas, coma até ficar satisfeito, evite as sementes e a casca do tomate.

-Romã, damasco, limão, laranja, abacaxi e uvas: Misture 1 romã, 4 damascos, sumo de ½ limão, sumo de 1 laranja, 4 rodelas finas de abacaxi e oito uvas sem sementes. Tome este sumo diariamente.

-Espinafre e groselha laranja: 2 punhados grandes de groselha ou amoras, 6 folhas de espinafre, 2 laranjas. Beba um copo diariamente pela manhã.

-Graviola: tome 1-2 copos deste sumo ou em pedaços; De preferência, fruta fresca não embalada ou engarrafada.

-Goiaba e laranjas: Misture 1 goiaba, sumo de 2 laranjas. Tome um copo diariamente, especialmente de manhã.

-Manga, maçã e toranja (kion ou gengibre): misture o sumo de duas mangas, 3 maçãs médias e uma toranja, em seguida, adicione um pedaço de kion ou gengibre (1 cm), moído, e misture.

-Uvas e passas: misture 8 uvas grandes sem sementes, 2 colheres de sopa de passas num copo de água e passe. Tome este sumo uma vez por dia ou em duas doses por dia.

 

Fotos: pesquisa Google

01abr20

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