Menu Fechar

ARRANJO URBANÍSTICO NÃO VALORIZOU LARGO… NEM HOMENAGEOU OS LAVRADORES!

Passaram quase duas décadas de um arranjo urbanístico no Largo em que se cruzam as ruas Padre Ferrer (ex-Rua dos Lavradores), Rua do Loureiro, Rua Pedro Nunes e Travessa João das Bichas, em pleno centro da cidade de Ovar, em que chegou a estar pensado um monumento aos lavradores, no que seria uma homenagem a famílias ligadas à atividade agrícola na região, que por ali residiram, mas que nunca chegou acontecer.

O projeto de requalificação deste Largo limitou-se então a um arranjo urbanístico, mas sem resultados concretos na sua valorização e preservação até aos dias de hoje.

Sem qualquer articulação com as obras de requalificação do eixo central de arruamentos da cidade, como as que decorreram na Rua Dr. Manuel Arala, ali mesmo ao lado. O Largo continua ao abandono, transformado num espaço urbano caótico, ocupado pelo estacionamento automóvel apesar das limitações com “pinos”, que descarateriza os propósitos do arranjo urbanístico de que beneficiou, e intensifica a degradação do material cerâmico dos pavimentos. Num Largo que tem a particularidade de ali se cruzarem vias alternativas que facilitam o desvio de trânsito do centro da cidade, bem como a pressão de trânsito pesado dada a presença de unidades comerciais e industriais na área.

 

Texto e fotos: José Lopes

 01abr20

 

Partilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.